Profissionais do turismo e viagens: percepções de comissários de bordo acerca da sua profissão
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i2.59-71pPalavras-chave:
Aviação. Comissário de bordo. Trabalho.Resumo
O objetivo do presente estudo foi discutir a importância e a atuação do profissional comissário de bordo no transporte aéreo, bem como conhecer os aspectos da profissão e as questões que tangenciam este ofício, ou seja, relativas às vivências de trabalho no setor. Para tal, a metodologia utilizada foi o levantamento teórico do assunto, aliado à aplicação de questionário aberto não-assistido a dez comissários de cinco companhias aéreas nacionais e internacionais. A partir dos dados coletados, foi possível discorrer sobre fatores como a escolha e o significado da profissão, a permanência e as vantagens e desvantagens elencadas pelos entrevistados do trabalho de comissário de bordo.Downloads
Métricas
Referências
ANTUNES, Adriana Luiz; OLIVA, Eduardo de Camargo. Qualidade de vida no trabalho de Comissários de Bordo no Brasil. FACEF Pesquisa, v. 13, n. 1, p. 48-62, Franca, SP, 2010.
ARAUJO, Anna Bárbara. Capitalismo de marca, trabalho afetivo e precariedade. Sociol. Antropol., Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 327-332, Apr. 2019.
CAMPBEL, J. O Poder do Mito. Trad. De Carlos Felipe Moisés. ASSOCIATION OF FLIGHT ATTENDANTS. Flighlog. Washington. (DC):1973 (27 dec. 2003).
FAY, Claudia Musa; OLIVEIRA, Geneci Guimarães de. Pilotos e comissários: profissão de homem e profissão de mulher? Anais do VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero. Curitiba, abril, 2010.
FONSÊCA, Marjory Bocchi Urban da. A aviação civil e os serviços de bordo sob a visão dos passageiros da AZUL, GOL e da TAM. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) – Departamento de Turismo, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2014.
FRAGA, Aline Mendonça. Carreira de comissárias e comissários de voo: gênero, masculinidades e feminilidades a bordo. Tese (Doutorado em Administração) – Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), 2019.
FREUDENBERGER, H. J. Staff burn-out. Journal of social issues, Malden, v. 30, no. 1, p. 159-165, 1974.
HAHN, Luís Antônio. Análise do Cargo de Comissário de Voo. 41 f. Dissertação (Monografia) – Universidade Cândido Mendes, 2002.
ITANI, A. Trabalho e saúde na aviação: a experiência entre o invisível e o risco. São Paulo: Hucitec, 1998.
MELLO, D. Comissárias de Voo: um olhar sobre a relação entre os tempos de trabalho e da vida Familiar. Dissertação de Mestrado, Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2009.
NERY, Maria Luiza Costa. Frequência e prevalência de diagnósticos psiquiátricos determinantes do afastamento de comissários de bordo da atividade aérea. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2009.
NOGUEIRA, R. Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 2002.
PEREIRA, A. Memória do Sindicato nacional dos Aeronautas: suas vidas, suas lutas: 1942 a 1979. Rio de Janeiro: Sindicato Nacional dos Aeronautas, 1995.
PIMENTEL, Vera. Ser comissário de bordo: os significados destes profissionais acerca das adversidades no trabalho. Dissertação (Mestrado) – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2006.
RICH, Elizabeth. Flying high: swinger or slave or both? What it's realy like to be an Airline Stewardess. USA e Canada Bantam Books, 1971.
SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicol. estud., Maringá, v. 10, n. 1, p. 57-66, Apr. 2005.
SILVA, Renata. Comissários de bordo: etnografia de uma profissão. 76 f. Dissertação (Monografia) – Universidade Federal de Ouro Preto, 2010.
SOARES, Angelo. O preço de um sorriso: as emoções no trabalho, desafios para a saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores. In: OLIVEIRA, Juliana Andrade; MATSUO, Myriam (org.). O trabalho emocional e o trabalho de cuidado. São Paulo: Fundacentro, 2014. p. 13-25.
TERRUGGI, Tatiana Petroni Laurito; CARDOSO, Hugo Ferrari; CAMARGO, Mário Lázaro. Escolha profissional na adolescência: a família como variável influenciadora. Pensando fam., Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 162-176, dez. 2019.
TIEPPO, Carlos Eduardo. Trabalho Emocional: causas e consequências para o trabalhador. Revista Eletrônica de Administração FAPPES, v. 1, n. 3, 2012.
VAUTERO, Jaisso; TAVEIRA, Maria do Céu; SILVA, Ana Daniela. A influência da família na tomada de decisões de carreira: uma revisão de literatura. Rev. bras. orientac. prof, Campinas, v. 21, n. 1, p. 17-28, jun. 2020.
WALTON, Richard E. Quality of Working Life: What is it? Sloan Management Review, 15, 1, pp. 11-21, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Sítio Novo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.