O pináculo da virtude: o mito da ineficiência pública e a virtude do setor privado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i2.36-44p

Palavras-chave:

Ineficiência na Administração Pública. Múltiplos Stakeholders. Nova Gestão Pública.

Resumo

Nas últimas décadas, há um aumento no número de cobranças sociais e políticas para que o setor público imite técnicas de gestão do setor privado, sob o argumento de que aumentaria sua eficiência no atendimento às demandas de serviços públicos. O movimento denominado Nova Gestão Pública (New Public Management – NPM) agrega inúmeros aspectos dessa ideologia, em que a premissa é de que as organizações públicas são ineficientes, enquanto o mercado e as empresas privadas são o “pináculo da virtude”. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca desse mito, a partir da qual concluiu-se que sequer o mercado é um modelo de eficiência e tampouco suas técnicas de gestão serão necessariamente bem-sucedidas se aplicadas no setor público, principalmente sem que sejam consideradas as particularidades e complexidades inerentes à gestão estatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Alberto de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Ciência da Computação pela UFPR, mestrando em Administração Pública na UTFPR, campus Curitiba.

Abel Dionízio Azeredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui formação em Física (Bacharel pela UFPR, Mestre e Doutor pelo IFT/UNESP) e em Direito (Bacharel pela UFRR e Especialista pela Escola de Magistratura do Paraná - EMAP). É Professor do Departamento Acadêmico de Física e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional,ambos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus de Ponta Grossa.

Referências

ALCADIPANI, Rafael. Academia e a fábrica de sardinhas. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 18, n. 57, p. 345-348, abr./jun. 2011.

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. A administração pública gerencial: estratégia e estrutura para um novo estado. Brasília: ENAP, 2001.

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Burocracia pública e reforma gerencial. Revista do Serviço Público, n. especial, p. 29-48, 2007.

BRYSON, John M. What to do when stakeholders matter: a guide to stakeholder identification and analysis techniques. Public Management Review, v. 6, n. 1, p. 21-53, 2004.

ENRIQUEZ, Eugène. O Homem do Século XXI: sujeito autônomo ou indivíduo descartável. RAE-Eletrônica, v. 5, n. 1, jan./jun. 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

GRUENING, Gernod. Origin and theoretical basis of New Public Management. International Public Management Journal, v. 4, p. 1-25, 2001.

HALL, Jeremy; VREDENBURG, Harrie. The challanges of innoveting for sustainable development. MIT Sloan Management Review, v. 45, n. 1, out. 2003.

KLIJN, Erik-Hans. Complexity theory and Public Administration: what’s new; key concepts in complexity theory compared to their counterparts in public administration. Public Management Review, v. 10, n. 3, p. 299-317, 2008.

KOLK, Ans; VAN TULDER, Rob. International business, corporate social responsibility and susteinable development. International Business Review, v. 19, n. 1, p. 119-208, abr. 2010.

MACETA, Paulo Rafael Minetto; BERSSANETI, Fernando Tobal; CARVALHO, Marly Monteiro. Gerenciamento de portfólio de projetos no setor público: uma revisão da literatura. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 222-244, 2017.

MCADAM, Rodney; HAZLETT, Shirley-Ann; CASEY, Chistine. Performance management in the UK public sector: Addressing multiple stakeholder complexity. International Journal of Public Sector Management, v. 18, n. 3, p. 256-273, 2005.

MOURA, Tiago; VANNI, Carolina Salvão; AZEREDO, Abel Dionísio. A implementação do Decreto n.º 9.991/2019 e seus possíveis impactos no serviço público federal. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 18-29, jul./set. 2020.

PIRES, Glauco Oscar Ferraro. Poder, controle e trabalho na Receita Estadual do Paraná. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.

SANTOS, Yuri Dantas dos; CALLADO, Antônio André Cunha. Balanced scorecard no setor público: uma análise de sua aplicação nos ministérios públicos estaduais. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), v. 17, n. 2, p. 86-100, abr./jun. 2019.

SILVA, Paulo Bernardo; AMARAL, Helena Kerr do. Perspectivas da Gestão Pública no Brasil contemporâneo. Revista do Serviço Público, Brasília, n. especial, p. 7-17, 2007.

SOUZA, Jessé. A Classe Média no Espelho: suas histórias, seus sonhos e ilusoes, sua realidade. Rio de Janeiro: Estaçao Brasil, 2018.

YANG, Chun-Xia; LIU, Han-Min; WANG, Xing-Xiu. Organization Theories: from classical to modern. Journal of Applied Sciences, v. 13, n. 21, p. 4470-4476, 2013.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

OLIVEIRA, Rodrigo Alberto de; AZEREDO, Abel Dionízio. O pináculo da virtude: o mito da ineficiência pública e a virtude do setor privado. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 2, p. 36–44, 2021. DOI: 10.47236/2594-7036.2021.v5.i2.36-44p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/894. Acesso em: 22 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico