A questão ambiental e o ensino de sociologia: uma análise dos livros didáticos do PNLD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i4.37-55p

Palavras-chave:

Ensino da Sociologia. Questão ambiental. Sociologia ambiental.

Resumo

A Sociologia ambiental surge, a partir dos anos 1960 e 1970, na esteira dos movimentos sociais que deflagravam a situação emergencial de degradação dos recursos naturais e da expansão do industrialismo. Observa-se que, até então, os sociólogos da época não dispunham de recursos analíticos para lidar com a questão ambiental. A temática foi abordada em poucos trabalhos acadêmicos, e a Sociologia clássica não oferecia aporte teórico. Neste contexto, a Sociologia ambiental emerge com o propósito de investigar as divergências e os conflitos associados aos diferentes usos da natureza, buscando compreender as causas dos problemas ambientais e os atores envolvidos. A temática ambiental tornava-se, portanto, objeto de vasta reflexão, demarcando presença nos debates acadêmicos, que reforçavam, por sua vez, a necessidade de sua inserção na educação básica. Atualmente, os livros didáticos de Sociologia para o ensino médio, embora de forma sucinta, apresentam debates sobre as questões relacionadas ao meio ambiente. Em vista disso, este artigo se propõe a analisar a abordagem da questão ambiental nos livros de Sociologia para o ensino médio, comparando as perspectivas e refletindo sobre a importância atribuída à temática. Nestes termos, realizamos um estudo de natureza qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica e análise de três diferentes livros aprovados no PNLD 2012, 2015 e 2018, respectivamente: Sociologia para o Ensino Médio, Sociologia em Movimento e Sociologia para Jovens do Século XXI. A pesquisa identifica discussões do campo do estudo em torno da temática ambiental, mas, em uma das obras, ela aparece de forma incipiente e com lacunas.

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Biografia do Autor

Felipe Matheus Santa Brigida Oliveira, Universidade Federal do Pará

Graduando no curso de Ciências Sociais – Licenciatura na Universidade Federal do Pará e Bolsista de Iniciação à Docência UFPA/CAPES.

Ana Paula Soares Farias, Universidade Federal do Pará

Graduanda no curso de Ciências Sociais – Licenciatura na Universidade Federal do Pará e Bolsista de Iniciação Científica UFPA/CAPES.

Kleberson Almeida de Albuquerque, Universidade do Estado do Pará

Professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua, Graduado em Pedagogia e Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - UEPA.

Vergas Vitória Andrade da Silva, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais e Professora da Educação Básica na Escola de Aplicação da UFPA.

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Publicado

2021-10-04

Como Citar

OLIVEIRA, Felipe Matheus Santa Brigida; FARIAS, Ana Paula Soares; ALBUQUERQUE, Kleberson Almeida de; SILVA, Vergas Vitória Andrade da. A questão ambiental e o ensino de sociologia: uma análise dos livros didáticos do PNLD. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 4, p. 37–55, 2021. DOI: 10.47236/2594-7036.2021.v5.i4.37-55p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/996. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico