A importância de uma educação em/para os direitos humanos: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i4.68-83pKeywords:
Conhecimento. Direitos Humanos. Educação.Abstract
O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada a respeito dos conhecimentos de estudantes da disciplina de “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”, do curso de Pedagogia sobre os Direitos Humanos, e os impactos desse (re)conhecimento na Educação. Como objetivo geral, pretende-se analisar os impactos na concepção de Direitos Humanos dos(as) alunos(as) que vivenciaram a disciplina “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”. Como objetivos específicos, buscamos: apresentar as bases teóricas dos Direitos Humanos na contemporaneidade; refletir sobre o grau de conhecimento prévio dos participantes da pesquisa sobre Direitos Humanos; e identificar quais as concepções de Direitos Humanos dos(as) alunos(as) após vivenciarem a disciplina “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”. Através da coleta de dados por meio de um questionário virtual, realizamos um estudo de caso que se caracteriza como pesquisa mista, de cunho bibliográfico e caráter exploratório, a qual nos permitiu compreender a importância de conhecer e defender uma Educação em/para os Direitos Humanos, não apenas no Ensino Superior, mas em outras etapas que o antecedem. Com as análises realizadas neste artigo, reforçamos o nosso entendimento de que educar em/para os Direitos Humanos é um ato político, o que o torna indispensável em uma sociedade que se caracteriza como democrática.Downloads
Metrics
References
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
ASSUNÇÃO, Thiago. Educação em Direitos Humanos. In: Direitos humanos e Políticas Públicas. Curitiba: Universidade Positivo, p. 85-98, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. Obra original publicada em 1977.
BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In.: Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, p. 335-350, 2007.
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Educação e metodologia para os direitos humanos: cultura democrática, autonomia e ensino jurídico. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 313-334.
CANDAU, Vera Maria. Educação em Direitos Humanos e Diferenças Culturais: Questões e Buscas. Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 65-82, jan./jun. 2009.
DESLANDES, Sueli Ferreira. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Suely Ferreira Deslandes, Otavio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo (org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
DORNELLES, João Ricardo W. Reflexões sobre os desafios para a Educação em Direitos Humanos e a questão democrática na América Latina. In.: Cultura e Educação em Direitos Humanos na América Latina, p. 309-344, 2016.
FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cad. CEDES, Campinas, v. 30, n. 81, p. 233-249, ago. 2010.
FONSECA, Juliana. A construção da educação em direitos humanos na escola pública. In: Educação, participação política e direitos humanos. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Livros, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HERNÁNDEZ-SAMPIERI, Roberto; TORRES, Christian Paulina Mendoza. Metodología de la investigación. México^ eD. F DF: McGraw-Hill Interamericana, 2018.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos; unia história/Lynn Hunt; tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MAGENDZO, Abraham. La educación en derechos humanos y la justicia social em educación. In: Ana Maria Rodino et al. (org.). Cultura e Educação em Direitos Humanos na América Latina. João Pessoa/PB: Editora da UFPB, 2014.
MORAES, Célio Vanderlei. Dimensões dos direitos humanos na formação dos educadores sociais. In: Educação, participação política e direitos humanos. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Livros, 2011.
MORAES, Raffaela Medeiros e; NÓBREGA, Saulo de Tarso Gambarra da. Educação moral e empatia: contribuições para a promoção de uma educação em/para os direitos humanos. In: Encontro Nacional do CONPEDI, 19., 2010, Fortaleza. Anais XIX Encontro Nacional do CONPEDI. Fortaleza: UFC, 2010. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3404.pdf. Acesso em: 3 outubro 2020.
OLIVEIRA, Jose Clovis Pereira de et al. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: Congresso Nacional de Educação, 3., 2016, Campina Grande. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21719>. Acesso em: 11 outubro 2020.
SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, v. 36, n. 1, p. 50-58, 2013.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Maria Caroliny Barbosa da Silva, Maria Isabel Nunes dos Santos Torres, Natalia de Oliveira Melo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













