A importância de uma educação em/para os direitos humanos: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i4.68-83pPalabras clave:
Conhecimento. Direitos Humanos. Educação.Resumen
O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada a respeito dos conhecimentos de estudantes da disciplina de “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”, do curso de Pedagogia sobre os Direitos Humanos, e os impactos desse (re)conhecimento na Educação. Como objetivo geral, pretende-se analisar os impactos na concepção de Direitos Humanos dos(as) alunos(as) que vivenciaram a disciplina “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”. Como objetivos específicos, buscamos: apresentar as bases teóricas dos Direitos Humanos na contemporaneidade; refletir sobre o grau de conhecimento prévio dos participantes da pesquisa sobre Direitos Humanos; e identificar quais as concepções de Direitos Humanos dos(as) alunos(as) após vivenciarem a disciplina “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”. Através da coleta de dados por meio de um questionário virtual, realizamos um estudo de caso que se caracteriza como pesquisa mista, de cunho bibliográfico e caráter exploratório, a qual nos permitiu compreender a importância de conhecer e defender uma Educação em/para os Direitos Humanos, não apenas no Ensino Superior, mas em outras etapas que o antecedem. Com as análises realizadas neste artigo, reforçamos o nosso entendimento de que educar em/para os Direitos Humanos é um ato político, o que o torna indispensável em uma sociedade que se caracteriza como democrática.Descargas
Métricas
Citas
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
ASSUNÇÃO, Thiago. Educação em Direitos Humanos. In: Direitos humanos e Políticas Públicas. Curitiba: Universidade Positivo, p. 85-98, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. Obra original publicada em 1977.
BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In.: Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, p. 335-350, 2007.
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Educação e metodologia para os direitos humanos: cultura democrática, autonomia e ensino jurídico. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 313-334.
CANDAU, Vera Maria. Educação em Direitos Humanos e Diferenças Culturais: Questões e Buscas. Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 65-82, jan./jun. 2009.
DESLANDES, Sueli Ferreira. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Suely Ferreira Deslandes, Otavio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo (org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
DORNELLES, João Ricardo W. Reflexões sobre os desafios para a Educação em Direitos Humanos e a questão democrática na América Latina. In.: Cultura e Educação em Direitos Humanos na América Latina, p. 309-344, 2016.
FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cad. CEDES, Campinas, v. 30, n. 81, p. 233-249, ago. 2010.
FONSECA, Juliana. A construção da educação em direitos humanos na escola pública. In: Educação, participação política e direitos humanos. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Livros, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HERNÁNDEZ-SAMPIERI, Roberto; TORRES, Christian Paulina Mendoza. Metodología de la investigación. México^ eD. F DF: McGraw-Hill Interamericana, 2018.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos; unia história/Lynn Hunt; tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MAGENDZO, Abraham. La educación en derechos humanos y la justicia social em educación. In: Ana Maria Rodino et al. (org.). Cultura e Educação em Direitos Humanos na América Latina. João Pessoa/PB: Editora da UFPB, 2014.
MORAES, Célio Vanderlei. Dimensões dos direitos humanos na formação dos educadores sociais. In: Educação, participação política e direitos humanos. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Livros, 2011.
MORAES, Raffaela Medeiros e; NÓBREGA, Saulo de Tarso Gambarra da. Educação moral e empatia: contribuições para a promoção de uma educação em/para os direitos humanos. In: Encontro Nacional do CONPEDI, 19., 2010, Fortaleza. Anais XIX Encontro Nacional do CONPEDI. Fortaleza: UFC, 2010. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3404.pdf. Acesso em: 3 outubro 2020.
OLIVEIRA, Jose Clovis Pereira de et al. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: Congresso Nacional de Educação, 3., 2016, Campina Grande. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21719>. Acesso em: 11 outubro 2020.
SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, v. 36, n. 1, p. 50-58, 2013.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Maria Caroliny Barbosa da Silva, Maria Isabel Nunes dos Santos Torres, Natalia de Oliveira Melo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Permite el intercambio, la adaptación y el uso para cualquier fin, incluso comercial, siempre que se otorgue la debida atribución a los autores y a la Revista Sítio Novo.
Los autores declaran que el trabajo es original y que no ha sido publicado previamente, ni total ni parcialmente, salvo en servidores de preprints reconocidos, siempre que se declare, y que ningún otro manuscrito similar de su autoría se encuentra publicado ni en proceso de evaluación por otra revista, ya sea impresa o electrónica.
Declaran que no han violado ni infringido ningún tipo de derecho de propiedad de terceros, y que todas las citas en el texto son hechos verídicos o están basadas en investigaciones con exactitud científicamente comprobable.
Los autores conservan los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista, permitiendo el uso irrestricto de su contenido, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.













