A importância de uma educação em/para os direitos humanos: um estudo de caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i4.68-83p

Palabras clave:

Conhecimento. Direitos Humanos. Educação.

Resumen

O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada a respeito dos conhecimentos de estudantes da disciplina de “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”, do curso de Pedagogia sobre os Direitos Humanos, e os impactos desse (re)conhecimento na Educação. Como objetivo geral, pretende-se analisar os impactos na concepção de Direitos Humanos dos(as) alunos(as) que vivenciaram a disciplina “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”. Como objetivos específicos, buscamos: apresentar as bases teóricas dos Direitos Humanos na contemporaneidade; refletir sobre o grau de conhecimento prévio dos participantes da pesquisa sobre Direitos Humanos; e identificar quais as concepções de Direitos Humanos dos(as) alunos(as) após vivenciarem a disciplina “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”. Através da coleta de dados por meio de um questionário virtual, realizamos um estudo de caso que se caracteriza como pesquisa mista, de cunho bibliográfico e caráter exploratório, a qual nos permitiu compreender a importância de conhecer e defender uma Educação em/para os Direitos Humanos, não apenas no Ensino Superior, mas em outras etapas que o antecedem. Com as análises realizadas neste artigo, reforçamos o nosso entendimento de que educar em/para os Direitos Humanos é um ato político, o que o torna indispensável em uma sociedade que se caracteriza como democrática.

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Biografía del autor/a

Maria Caroliny Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Pedagogia

Maria Isabel Nunes dos Santos Torres, UFPE

Graduanda em Pedagogia

Natalia de Oliveira Melo

Mestra em Direitos Humanos – PPGDH-UFPB

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Publicado

2021-10-04

Cómo citar

BARBOSA DA SILVA, Maria Caroliny; NUNES DOS SANTOS TORRES, Maria Isabel; DE OLIVEIRA MELO, Natalia. A importância de uma educação em/para os direitos humanos: um estudo de caso. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 4, p. 68–83, 2021. DOI: 10.47236/2594-7036.2021.v5.i4.68-83p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1022. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico