Educação Ambiental na visão dos concluintes da Licenciatura em Biologia da Educação a Distância de um dos polos da Universidade Federal do Tocantins/Universidade Aberta do Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i3.114-123p

Keywords:

Acadêmicos. Cidadãos. Ensino. Estágios. Problemas socioambientais.

Abstract

A Educação Ambiental (EA) é necessária para sensibilizar e ajudar a desenvolver o pensamento crítico dos cidadãos quanto aos problemas socioambientais, de modo que possibilite às pessoas realizar ações dentro e fora dos espaços escolares, de forma individual e coletiva, para a preservação e conservação dos recursos naturais. Objetivou-se com essa pesquisa analisar os conhecimentos e vivências sobre Educação Ambiental na graduação e nas práticas de estágios supervisionados dos concluintes da Licenciatura em Biologia da Educação a Distância (EaD) de um dos polos de apoio presencial da Universidade Federal do Tocantins (UFT) / Universidade Aberta do Brasil (UAB). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva, realizada com 10 participantes. A coleta dos dados foi realizada com a aplicação de um questionário via Google Forms contendo 14 questões, sendo elas objetivas e subjetivas. Os resultados reportaram que: a EaD contribui para a democratização do acesso ao ensino superior no Tocantins; a conceituação de EA pelos concluintes ainda se mostrou superficial; houve baixa participação dos concluintes em eventos de EA durante a graduação; a EA aconteceu predominantemente de forma disciplinar na graduação com a disciplina do 8º período Processos Emergentes e Biodiversidade: Problemas Ambientais e Educação Ambiental e nos estágios, nas disciplinas de Ciências e Biologia; os concluintes vivenciaram a aplicação de uma variedade de recursos e metodologias no ensino da EA; foram utilizados poucos ambientes não formais de aprendizagem no ensino de EA; há a necessidade de estimular a produção dos próprios recursos didáticos por meio da reutilização de resíduos.

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Author Biographies

André de Oliveira Moura Brasil, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins (2018) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2011). É Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Tecnologia Antonio Propício Aguiar Franco, FAPAF e Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Tocantins, UFT. Atualmente é Professor Efetivo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Araguaína-TO e Tutor Presencial do Curso Licenciatura em Biologia da Educação à Distância da Universidade Federal do Tocantins no Polo de Apoio Presencial de Araguaína. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Tutoria.

Cleonice de Oliveira Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Mestranda do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO - Campus Palmas. Especialista em Gestão Educacional - Pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED (2011). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2008). Tem experiência como Professora do Ensino Fundamental I e II na Rede Estadual de Educação do Tocantins de 2010-2016. Atualmente trabalha como Orientadora Educacional no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins- IFTO.

Katiane da Silva Santos, Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

Mestra em Estudos Interdisciplinares de Cultura e Território, UFT (2018), Especialista em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto Federal do Tocantins, IFTO (2020), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, UFT (2017) e Especialista em Geografia: Desenvolvimento Regional e Urbano, UFT (2009). É Geógrafa Licenciada pela Universidade Federal do Tocantins, UFT (2008). Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Pernambuco, UFPE. Atua como Coordenadora da Área de Ciências Humanas e Professora de Geografia na Educação Básica da Rede Estadual Pública de Ensino do Tocantins e Pesquisadora na área de Educação Ambiental, Geografia Cultural com enfoque em Comunidades Tradicionais Quilombolas.

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Published

2021-07-01

How to Cite

DE OLIVEIRA MOURA BRASIL, André; RAMOS, Cleonice de Oliveira; SANTOS, Katiane da Silva. Educação Ambiental na visão dos concluintes da Licenciatura em Biologia da Educação a Distância de um dos polos da Universidade Federal do Tocantins/Universidade Aberta do Brasil. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 5, n. 3, p. 114–123, 2021. DOI: 10.47236/2594-7036.2021.v5.i3.114-123p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1027. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico