Análise da organização do espaço, sob o enfoque ergonômico, de residências voltadas para pessoas com TEA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.69-82p

Keywords:

Arquitetura. Autismo. Deficiência. Ergonomia. TEA.

Abstract

Ergonomia é o estudo das ações e influências mútuas entre o ser humano e o espaço por meio de interfaces recíprocas. Sua principal contribuição no ambiente construído é propor relações e condições de ação e mobilidade, definir proporções e estabelecer dimensões em condições específicas em ambientes naturais e construídos, englobando questões como conforto ambiental e desenho universal. A ergonomia pressupõe a percepção individual e subjetiva de qualidades, influenciada por valores culturais, sociais e cognitivos de comodidade, adequação, expressividade e prazer. Este trabalho teve como objetivo discutir como questões sensoriais são importantes quando se desenham ambientes que devam atender às necessidades de um público que apresenta transtorno de processamento sensorial e cognitivo, como – por exemplo – pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para alcançar este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre assuntos correlatos e uma análise estruturada da organização dos espaços e atividades de cinco residências assistidas para autistas. Os resultados mostraram uma preocupação em organizar os cômodos de forma que seja fácil de identificar visualmente as atividades e os fluxos esperados em cada espaço, além de estabelecer uma clara divisão entre os ambientes de convívio social e com maiores fontes de estímulos sensoriais e os ambientes privados e com maior controle individual de estímulos.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luiza Ho, Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP)

Arquiteta mestra formada pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo - Área: Tecnologia da Arquitetura - Conforto Ambiental.

Alessandra Rodrigues Prata Shimomura, Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP)

Professora Doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP - Área: Tecnologia da Arquitetura - Conforto Ambiental.

Roberta Consentino Kronka Mülfarth, Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP)

Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP - Área: Tecnologia da Arquitetura - Conforto Ambiental.

References

AUTISM EUROPE. Towards a better quality of life - The rights of ageing people with autism. [Bruxelas: Autism Europe], 2013. versão online. Disponível em: http://www.autismeurope.org/wp-content/uploads/2017/08/ageing-report-en-sml.pdf. Acesso em: 19 set. 2018

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.575: Edificações habitacionais — Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.

BRAND, Andrew. Living in the Community: housing design for adults with autism. Londres: Helen Hamlyn Centre, 2010. Disponível em: http://www.rca.ac.uk/documents/390/Living_in_the_Community.pdf Acesso em: 23 nov. 2018.

CENTER FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Data & Statistics on Autism Spectrum Disorder (ASD). Página de internet. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html. Acesso em: 27 ago 2019.

CRANE, L.; GODDARD, L.; PRING, L. Sensory processing in adults with autism spectrum disorders. Autism, v. 13, n. 3, p. 215–228, 2009. DOI 10.1177/1362361309103794 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/24280447_Crane_L_Goddard_L_Pring_L_Sensory_processing_in_adults_with_autism_spectrum_disorders_Autism_13_215-228. Acesso em: 23 nov. 2018

DEMILLY, Estelle. Autisme et Architecture: Relations entre les formes architecturales et l’état clinique des patients. 2014. Tese (Doutorado em Arquitetura) - École Nationale Supérieure d’Architecture de Lyon, Paris, 2014. Disponível em: http://theses.univ-lyon2.fr/documents/lyon2/2014/demilly_e. Acesso em: 21 set. 2018.

DONVAN, J.; ZUCKER C. Outra sintonia: A história do autismo. Tradução Luiz A. de Araújo. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, 664 p. ISBN 9788543809748

DREXEL UNIVERSITY. National Autism Indicators Report: Developmental Disability Services and Outcomes in Adulthood 2017. [Philadelphia: Life Course Outcomes Research Program, A.J. Drexel Autism Institute, Drexel University], 2017. Disponível em: https://drexel.edu/autismoutcomes/publications-and-reports/nat-autism-indicators-report/. Acesso em: 18 nov. 2018.

FERRETI, L.; OLIVEIRA, C. de A. Contribuição ao estudo sobre uso e manutenção de sistemas construtivos inovadores: Light steel framing e paredes de concreto com formas de PVC incorporadas. In: FABRICIO, M. M. ; ONO, R. Avaliação de desempenho de tecnologias construtivas inovadoras: manutenção e percepção dos usuários. 1 ed. São Paulo: ANTAC, 2015, p. 89-123.

GRANDIN, Temple. Thinking in Pictures: and other reports from my life with autism. 1. ed. Nova Iorque: Vintage Books, 1996, 222 p. ISBN 0679772898

HEBERT, Bonnie B. Design Guidelines of a Therapeutic Garden for Autistic Children. 2003. Dissertação (Mestrado em Paisagismo) - Louisiana State University, Baton Rouge, 2003. Disponível em: https://digitalcommons.lsu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=4287&context=gradschool_theses Acesso em: 08 abr. 2017

KINNAER, M.; BAUMERS, S.; HEYLIGHEN, A. How do People with Autism (Like to) Live. In: LANGDON, P. et al. (Eds.). Inclusive Designing: Joining Usability, Accessibility, and Inclusion. 1. ed. Cham: Springer International Publishing, 2014. p. 175-185. ISBN 10.1007/978-3-319-05095-9 DOI 10.1007/978-3-319-05095-9 Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/978-3-319-05095-9. Acesso em: 11 nov. 2017.

MARCO, E. J. et al. Sensory processing in autism: a review of neurophysiologic findings. Pediatric Research, v. 69, n. 5 parte 2, p. 48–54, maio 2011. ISSN 1530-0447 DOI 10.1203/PDR.0b013e3182130c54 Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3086654/ Acesso em: 22. jul. 2018

MCALLISTER, K.; MAGUIRE, B. A design model: The Autism Spectrum Disorder Classroom Design Kit. British Journal of Special Education, v. 39, n. 4, p. 201–208, 2012. DOI 10.1111/1467-8578.12006 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/264338137_A_design_model_The_Autism_Spectrum_Disorder_Classroom_Design_Kit Acesso em: 11 jan. 2019

MELLO, Ana Maria S. Ros de Mello. Autismo: guia prático. 6a edição. São Paulo: AMA, 2007, 44p.

MOSTAFA, Magda. An Architecture for Autism: Concepts of Design Intervention for the Autistic User. Archnet-IJAR: International Journal of Architectural Research, v. 2, n. 1, p. 189–211, 2008. DOI 10.26687/archnet-ijar.v2i1.182 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26503573_An_An_Architecture_for_Autism_Concepts_of_Design_Intervention_for_the_Autistic_User. Acessado em: 13 out. 2017.

MOSTAFA, Magda. ARCHITECTURE FOR AUTISM: Autism ASPECTSS(TM) in School Design. Archnet-IJAR: International Journal of Architectural Research, v. 8, n. 1, p. 143–158, 2014. DOI http://dx.doi.org/10.26687/archnet-ijar.v8i1.314 Disponível em: http://www.archnet-ijar.net/index.php/IJAR/article/view/314 Acessado em: 12 set. 2018.

MOSTAFA, Magda. Architecture for Autism: Built Environment Performance in Accordance to the Autism ASPECTSSTM Design Index. Design Principles and Practices, v. 8, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283099110 Acessado em: 10 set. 2018.

POMANA, Andrei. Design Approach for Autism Treatment Centers. In: 5th International Conference Lumen 2014, Transdisciplinary and Communicative Action (Lumen-Tca 2014), Targoviste. Proceedings [...] Pianoro: Medimond – Monduzzi Editore International, nov. 2014. p. 585-587. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308320196_Design_Approach_for_Autism_Treatment_Centers Acesso em: 11 nov. 2018.

SCHMID, Aloisio L. A ideia de conforto : reflexões sobre o ambiente construído. Curitiba: Pacto Ambiental, 2005, 338p.

WEDER, Natalie. Outdoor Environments for Children with Autism and Special Needs. Implications, v. 9, n. 1, p. 1–7, 2011. Disponível em: https://www.informedesign.org/_news/april_v09-p.pdf. Acesso em: 12 jul. 2018.

Published

2022-03-28

How to Cite

HO, Luiza; RODRIGUES PRATA SHIMOMURA, Alessandra; CONSENTINO KRONKA MÜLFARTH, Roberta. Análise da organização do espaço, sob o enfoque ergonômico, de residências voltadas para pessoas com TEA. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 7, p. 69–82, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.69-82p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1189. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico