As tendências pedagógicas no contexto da organização, da gestão e do planejamento escolar
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.101-112pAbstract
Uma análise crítica da implementação das tendências pedagógicas no contexto educacional brasileiro mostra que as escolas têm como tarefas a educação e o ensino e aprendizagem dos alunos em relação a conhecimentos, procedimentos, valores e tarefas que se cumprem pelas atividades pedagógicas, curriculares e docentes. Os meios e as condições de consecução desse propósito são assegurados pelas formas de organização escolar e de gestão ao agir de forma interdependente e relacional pois, de modo geral, as diferentes concepções pedagógicas têm como pressuposto que as escolas são instituições sociais que, para cumprirem seus objetivos, necessitam de condições e meios de funcionamento, apesar de haver divergência quanto à escolha e à operacionalização desses meios. Neste artigo, são apresentados elementos para um exame crítico das concepções de organização e gestão escolar no Brasil. Busca-se compreender como se dá a Organização, a Gestão e o Planejamento no âmbito escolar e a relação entre as mudanças políticas e o desenvolvimento dessas concepções em relação às funções e objetivos da escola e à adoção de práticas de organização e gestão. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de pesquisas já realizadas. O estudo constatou que a organização e a gestão escolar têm avançado em nosso país, contudo, ainda há muito a ser feito, pois faltam condições adequadas para que a conjunção dos elementos pedagógicos convirjam para uma real significação do fazer pedagógico. Por esses motivos, o artigo termina com a apresentação de conclusões parciais e com o levantamento da discussão de dilemas sociopedagógicos implicados nos estudos da escola em nossos dias.Termos para indexação: Gestão escolar, planejamento escolar, concepções pedagógicas, organização escolar.Downloads
Metrics
References
ESCUDERO, Juan M.; González, María T. professores y escuela: hacia reconversión de los centros y la función docente? Madrid: Ediciones Pedagógicas, 1994.
GADOTTI, M. e ROMÃO, J. E. (orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 7 edição. 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: Políticas, estrutura e organização / José Carlos LIBÂNEO, João Ferreira de Oliveira, Mirza Seabra Toschi – 10ª. Ed. – São Paulo: Editora Cortez,– (Coleção Docência em Formação / Coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta). 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6ª ed., Revista e Ampliada. Editora Heccus. 2013.
LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa. São Paulo: Editora Cortez. 4ª Edição. 2011.
LÜCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4 ed.- Petrópolis - série Caderno de Gestão; 4 - RJ:Vozes, 2010.
LUCKESI, C. C. Planejamento e Avaliação escolar: articulação e necessária determinação ideológica. IN: O diretor articulador do projeto da escola. Borges, Silva Abel. São Paulo, 1992.
MENEGOLLA & Sant’ANNA, I.M. 2001. Por que planejar? : Currículo-Área-Aula. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez Editora. 2017.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados. 4ª ed., 2013a.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas (SP): Autores Associados, 19ª. ed., 2013b.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Autores Associados. 2018.
VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e projeto Politico Pedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad. 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 REVISTA SÍTIO NOVO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













