Desafios no ensino da Eletrodinâmica no Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1747

Palabras clave:

Tecnología, Ensino de Física, Electricidad, Educación científica

Resumen

La tecnología y sus diferentes posibilidades tem na eletricidade importante meio de efetivação e manutenção de processos, desde o acionamento de máquinas industriales convencionais e sistemas computadorizados de automatización y controle, hasta o fornecimento de energía eléctrica para nuestras casas y aparatos domésticos. Tamanha a importância e espectro utilitário da eletricidade no mundo contemporáneo, o ensino de su fenomenologia se torna cada vez mais importante e significativa diante da modernização tecnológica actual, representando um importante problema no esteio da educação científica. Sendo asim, este artículo, configurado en un estudio bibliográfico de naturaleza cualitativa-narrativa, tem por objetivo discutir, de forma crítico-reflexiva, los atuais desafios enfrentados por el profesor de Física no ensino da Eletrodinâmica no Ensino Médio, con vistas à formação do sujeito cientificamente capaz de explicar sus conceptos, ao mesmo intervir de forma activa em situações prácticas del cotidiano. Para esto, foros pesquisados ​​y reunidos trabajos presentes en el portal Periódicos CAPES, publicados entre 2019 y 2024, por meio descriptores de búsqueda, criterios de inclusión y categorías de análisis. A partir de la base bibliográfica reunida y las informaciones analizadas, es posible identificar aspectos determinantes de la práctica pedagógica del profesor de Física capaces de efetivar o aprendiz de los conceptos y principios de la Eletrodinamica, como también elementos que dificultan este proceso, siendo necesario que el profesor delimite de forma precisa su abordaje, valorizando la discusión de problemas tecnológicos, a la abstracción. conceptual y el uso de metodologías potencialmente activas como la gamificación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Kleber Saldanha de Siqueira, Universidad Federal de Alagoas

Doctorando en Enseñanza por la Universidad Federal de Alagoas. Profesor de la Secretaría de Estado de Educación de Alagoas y de la Universidad Estatal de Alagoas. Arapiraca, Alagoas, Brasil. Correo electrónico: kleber.siqueira@cedu.ufal.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2067-243X. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4455398031195456.

Citas

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Physics. International Edition: Addison Wesley, 1992.

ALMEIDA, Lucia da Cruz de; XAVIER, Carolina Tereza de Araújo; MARINHO, Karla Silene de Araújo. Ensino de Fíisca e Educação inclusiva: exemplo de uma sequência didática para a abordagem de conceitos da Eletrodinâmica. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 05, n. 02, p. 102-113, 2012. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21058. Acesso em: 27 out. 2024.

BATTISTI, Isabel Koltermann; NEHRING, Cátia Maria. A formação acadêmica do engenheiro: produto de uma atividade coletiva, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 543-558, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/download/11434/8038/35690. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11434

BITTENCOURT, Felipe Tozzi; COSTA, Maxwell Moura; SOUZA FILHO, João Coelho de. Construção de um protótipo de rastreador solar para aplicação em sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 1, p. 147–157, 2017. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/52. Acesso em: 1 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2017.v1.i0.147-157p

BORN, Larissa dos Santos; FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo L. A aplicação de conceitos físicos para alunos do último ano de um curso técnico em edificações, Revista Physicae Organum, Brasília, v. 05, n. 01, p. 45-58, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/download/23076/21240. Acesso em: 26 dez. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 03 nov. 2024.

CARNEIRO, Michele Maria Paulino; CAVALCANTE, Artur Araújo; SILVA, Fábio Martins; GUERRA, Marcelo Henrique Freitas Saraiva; SILVA, Brenno Ramy Teodósio da; ROMEU, Mairton Cavalcante; SALES, Gilvandenys Leite. Uma revisão sistemática sobre o ensino de eletrodinâmica, Revista Research Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 10, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/32622/27723/367812. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32622

CLEMENT, Luiz; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo, NASCIMENTO, Tiago Belmonte. Resolução de problemas no ensino de física baseado numa abordagem investigativa. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, IV, 2003, São Paulo. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis%20/arquivo/encontros/enpec/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL159.pdf. Acesso em: 26 dez. 2024.

COSTA, Raquel Lima Silva. Neurociência e aprendizagem, Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 28, n. 08, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZPmWbM6n7JN5vbfj8hfbyfK/. Acesso em: 23 nov. 2024.

ELLWANGER, Anderson Luis; ROSSATO, Jussane; BORTOLUZZI, Valeria Iensen; FAGAN, Solange Binotto. Objetos de aprendizagem no ensino de tópicos de Eletrodinâmica, Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 01, p. 1-8, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49831/31690. Acesso em: 27 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.49831

FERREIRA, Marco Paulo Maia. Conceções e práticas de ensino-aprendizagem: desenvolvimento de quatro dimensões com relevância teórica e empírica, Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 28, n. 06, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/GtWkNRSTwXqdRNR7xtcPSqw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280065

GAMELEIRA, Susie Taís; BIZERRA, Ayla Márcia Cordeiro. Identificação de conhecimentos prévios através de situações problemas, Revista Educação Cultura e Sociedade, Cuiabá, v. 09, n. 02, p. 130-147, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/download/8490/6776/33156. Acesso em: 23 nov. 2024.

GIBERT, Armando. Origens Históricas da Física Moderna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.

GOMES JR., Luiz Moreira; LIMA FERREIRA, Fernanda Carla; GOMES, Luiz Moreira. Electrodynamics: Um aplicativo em linguagem Visual Basic for Applications voltado para o ensino de Eletrodinâmica no ensino médio. Revista Scientia Plena, v. 18, n. 8, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/6493. Acesso em: 27 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084818

HASTENREITER, Roberto Soares da Cruz; CAVALCANTI, Kaíza Martins; OLIVEIRA, José Sampaio; ALVES, Patrícia Santos; SILVEIRA, Raimundo Nonato. Discussão a respeito da natureza da ciência em atividades experimentais: a materialidade das linhas de campo elétrico e das superfícies equipotenciais. In: Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, X, Sevilla. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/download/335897/426693. Acesso em: 26 dez. 2024.

IRWIN, J. David. Análise de Circuitos em Engenharia. 4a Ed. São Paulo: PEARSON Makron Books, 2004.

LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (org). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005. p. 15-58. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52338/2/libaneo-teoriaspedagogicas-revisitadas.pdf. Acesso em: 01 jul. 2025.

MENDES, Luis Otávio Rodrigues. O desenvolvimento da resolução de problemas tendo um game como ponto de partida para o ensino de matemática, Revista ACTIO, Curitiba, v. 08, n. 03, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/viewFile/17590/9934. Acesso em: 29 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v8n3.17590

MILL, Daniel; RIBEIRO, Priscila Andreoni; VELOSO, Braian. Escrevendo jogos educacionais: uma revisão bibliográfica com abordagem instrucional alternativa, Revista Conhecimento e Diversidade, Niterói, v. 15, n. 36, p. 244-270, 2023. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/9753/pdf. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.9753

MOREIRA, Marcos Antônio. Desafios no ensino da física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, suppl. 1, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/. Acesso em: 25 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0451

NASCIMENTO, Camila Souza; UIBSON, José. Uso de experimentos no ensino de Física: uma revisão sistemática da literatura. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, I, 2021, Sergipe. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/16377/2/UsoExperimentosEnsinoFisica.pdf. Acesso em: 26 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.29380/2021.15.05.24

PALOMINO, Paula T.; NACKE, Lennart; ISOTANI, Seiji. Gamificação Narrativa para Engajamento e Personalização: Redefinindo a Experiência do Aprendizado Digital. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, I, 2023, São Paulo. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/webmedia_estendido/article/view/25660. DOI: https://doi.org/10.5753/webmedia_estendido.2023.233396

Acesso em: 29 dez. 2024.

PEREIRA, Nádia Vieira; OLIVEIRA, Tânia Inácio de; BOGHI, Cláudio; SCHIMIGUEL, Juliano; SHITSUKA, Dorlivete Moreira. História da física: uma proposta de ensino a partir da evolução de suas ideias, Revista Research, Society and Development, Itajubá, v. 4, n. 4, p. 251-269, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560658998003/html/. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.17648/rsd-v4i4.93

PONTES, Paulo Ricardo da Silva; VICTOR, Valcí Ferreira. Robótica educacional: uma abordagem prática no ensino de lógica de programação. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 1, p. 57–71, 2022. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1074. Acesso em: 1 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.57-71p

RIHS, Arnon Roberto; DICKMAN, Adriana Gomes; LEITE, Cristina. Uma abordagem contextualizada da física no curso de engenharia ambiental e sanitária, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 44, n. 26, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/74CPFZnpCHXJmFkSQhntdHt/. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2021-0335

RODRIGUES, Rogério. A educação em ciências: o caso da formação escolar em engenharia, Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 11, n. 2, p. 121-136, 2018. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/444/0. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo10

RODRIGUES-MOURA, Sebastião. A constituição do ensino de Física como campo científico na e para a Educação Profissional: debates e inter-relações, Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 02, n. 23, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16023. Acesso em: 26 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16023

SANTOS, Edvania Augusto dos; SILVA, Sumária Souza; SILVA, Fernando Selleri. Atividades experimentais como estratégia didática para o ensino de pressão atmosférica e termodinâmica, Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, Vitória, v. 12, n. 01, p. 74-85, 2023. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1870. Acesso em : 26 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.1870

SANTOS, João Alfaya; SIMÕES, Bruno dos Santos. Crenças sobre conceito de verdade: algumas contribuições para o aprendizado em ciências, Revista Labore Ensino de Ciências, Campo Grande, v. 01, n. 02, p. 16-33, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/labore/article/view/3862/pdf_25. Acesso em: 29 nov. 2024.

SCHWARTZ, Cleonara Maria; BATISTA, Patrícia Veronesi. O fazer científico frente à perspectiva da não neutralidade, Revista Teias, São Paulo, v. 23, n. 68, p. 265-272, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/download/56011/41474/231402. Acesso em: 29 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.56011

SENT, Edgar Luiz Del; VIEIRA, Nelinho de Jesus; VILLAR, Eduardo Guedes; WALTER, Silvana Anita; SILVA, Sidnei Celerino da. O reflexo da gamificação no engajamento de alunos de cursos de ciências contábeis, Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 34, n. 02, p. 77-100, 2023. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7505/4052. Acesso em: 29 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.22561/cvr.v34i2.7505

SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Jucileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 41, n. 04, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/Tx3KQcf5G9PvcgQB4vswPbq/. Acesso em: 29 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0309

SILVA, Sávio Oliveira da; COSTA, Heron Salazar. Gamificação no ensino de ciências: desafios, estratégias e experiências, Revista Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 16, n. 05, p. 1-13, 2023. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/16pe2.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.

SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; MIRANDA, Igor Ramon Sinimbú. Uma proposta de ensino de eletrodinâmica com o método peer instruction . Revista do Professor de Física, Brasília, v. 4, n. 2, p. 130–144, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/28230. Acesso em: 27 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.28230

SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Física dos materiais semicondutores no ensino médio: possibilidades e desafios. Revista Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 08, n. 02, p. 1125–1142, 2023d. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2529. Acesso em: 27 out. 2024.

SIQUEIRA, Kleber Saldanha; Letramento científico e literacia no ensino da física para a inclusão tecnológica. Revista Processando o Saber, Praia Grande, v. 15, n. 01, p. 113-128, 2023b. Disponível em: https://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/299. Acesso em: 26 nov. 2024.

SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Construção de um circuito de medição transistorizado para o ensino da física dos semicondutores no ensino médio. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, Espírito Santo, v. 14, n. 01, p. 1-33, 2024b. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2656. Acesso em: 20 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2656

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes: 2005.

Publicado

2025-07-15

Cómo citar

SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Desafios no ensino da Eletrodinâmica no Ensino Médio. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1747, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1747. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1747. Acesso em: 7 nov. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico