Desafios no ensino da Eletrodinâmica no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1747Palavras-chave:
Tecnologia, Ensino de Física, Eletricidade, Educação científicaResumo
A tecnologia e suas diferentes possibilidades tem na eletricidade importante meio de efetivação e manutenção de processos, desde o acionamento de máquinas industriais convencionais e sistemas computadorizados de automação e controle, até o fornecimento de energia elétrica para nossas casas e aparelhos domésticos. Tamanha a importância e espectro utilitário da eletricidade no mundo contemporâneo, o ensino de sua fenomenologia se torna cada vez mais importante e significativo diante da modernização tecnológica atual, representando importante problema no esteio da educação científica. Sendo assim, este artigo, configurado em um estudo bibliográfico de natureza qualitativa-narrativa, tem por objetivo discutir, de forma crítico-reflexiva, os atuais desafios enfrentados pelo professor de Física no ensino da Eletrodinâmica no Ensino Médio, com vistas à formação do sujeito cientificamente capaz de explicar seus conceitos, ao mesmo intervir de forma ativa em situações práticas do cotidiano. Para isso, foram pesquisados e reunidos trabalhos presentes no portal Periódicos CAPES, publicados entre 2019 e 2024, por meio de descritores de busca, critérios de inclusão e categorias de análise. A partir da base bibliográfica reunida e das informações analisadas, foi possível identificar aspectos determinantes da prática pedagógica do professor de Física capazes de efetivar o aprendizado dos conceitos e princípios da Eletrodinâmica, como também elementos que dificultam esse processo, sendo necessário ao professor delimitar de forma precisa sua abordagem, valorizando a discussão de problemas tecnológicos, a abstração conceitual e o uso de metodologias potencialmente ativas como a gamificação.Downloads
Métricas
Referências
ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Physics. International Edition: Addison Wesley, 1992.
ALMEIDA, Lucia da Cruz de; XAVIER, Carolina Tereza de Araújo; MARINHO, Karla Silene de Araújo. Ensino de Fíisca e Educação inclusiva: exemplo de uma sequência didática para a abordagem de conceitos da Eletrodinâmica. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 05, n. 02, p. 102-113, 2012. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21058. Acesso em: 27 out. 2024.
BATTISTI, Isabel Koltermann; NEHRING, Cátia Maria. A formação acadêmica do engenheiro: produto de uma atividade coletiva, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 543-558, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/download/11434/8038/35690. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11434
BITTENCOURT, Felipe Tozzi; COSTA, Maxwell Moura; SOUZA FILHO, João Coelho de. Construção de um protótipo de rastreador solar para aplicação em sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 1, p. 147–157, 2017. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/52. Acesso em: 1 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2017.v1.i0.147-157p
BORN, Larissa dos Santos; FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo L. A aplicação de conceitos físicos para alunos do último ano de um curso técnico em edificações, Revista Physicae Organum, Brasília, v. 05, n. 01, p. 45-58, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/download/23076/21240. Acesso em: 26 dez. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 03 nov. 2024.
CARNEIRO, Michele Maria Paulino; CAVALCANTE, Artur Araújo; SILVA, Fábio Martins; GUERRA, Marcelo Henrique Freitas Saraiva; SILVA, Brenno Ramy Teodósio da; ROMEU, Mairton Cavalcante; SALES, Gilvandenys Leite. Uma revisão sistemática sobre o ensino de eletrodinâmica, Revista Research Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 10, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/32622/27723/367812. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32622
CLEMENT, Luiz; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo, NASCIMENTO, Tiago Belmonte. Resolução de problemas no ensino de física baseado numa abordagem investigativa. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, IV, 2003, São Paulo. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis%20/arquivo/encontros/enpec/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL159.pdf. Acesso em: 26 dez. 2024.
COSTA, Raquel Lima Silva. Neurociência e aprendizagem, Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 28, n. 08, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZPmWbM6n7JN5vbfj8hfbyfK/. Acesso em: 23 nov. 2024.
ELLWANGER, Anderson Luis; ROSSATO, Jussane; BORTOLUZZI, Valeria Iensen; FAGAN, Solange Binotto. Objetos de aprendizagem no ensino de tópicos de Eletrodinâmica, Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 01, p. 1-8, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49831/31690. Acesso em: 27 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.49831
FERREIRA, Marco Paulo Maia. Conceções e práticas de ensino-aprendizagem: desenvolvimento de quatro dimensões com relevância teórica e empírica, Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 28, n. 06, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/GtWkNRSTwXqdRNR7xtcPSqw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280065
GAMELEIRA, Susie Taís; BIZERRA, Ayla Márcia Cordeiro. Identificação de conhecimentos prévios através de situações problemas, Revista Educação Cultura e Sociedade, Cuiabá, v. 09, n. 02, p. 130-147, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/download/8490/6776/33156. Acesso em: 23 nov. 2024.
GIBERT, Armando. Origens Históricas da Física Moderna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.
GOMES JR., Luiz Moreira; LIMA FERREIRA, Fernanda Carla; GOMES, Luiz Moreira. Electrodynamics: Um aplicativo em linguagem Visual Basic for Applications voltado para o ensino de Eletrodinâmica no ensino médio. Revista Scientia Plena, v. 18, n. 8, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/6493. Acesso em: 27 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084818
HASTENREITER, Roberto Soares da Cruz; CAVALCANTI, Kaíza Martins; OLIVEIRA, José Sampaio; ALVES, Patrícia Santos; SILVEIRA, Raimundo Nonato. Discussão a respeito da natureza da ciência em atividades experimentais: a materialidade das linhas de campo elétrico e das superfícies equipotenciais. In: Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, X, Sevilla. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/download/335897/426693. Acesso em: 26 dez. 2024.
IRWIN, J. David. Análise de Circuitos em Engenharia. 4a Ed. São Paulo: PEARSON Makron Books, 2004.
LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (org). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005. p. 15-58. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52338/2/libaneo-teoriaspedagogicas-revisitadas.pdf. Acesso em: 01 jul. 2025.
MENDES, Luis Otávio Rodrigues. O desenvolvimento da resolução de problemas tendo um game como ponto de partida para o ensino de matemática, Revista ACTIO, Curitiba, v. 08, n. 03, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/viewFile/17590/9934. Acesso em: 29 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v8n3.17590
MILL, Daniel; RIBEIRO, Priscila Andreoni; VELOSO, Braian. Escrevendo jogos educacionais: uma revisão bibliográfica com abordagem instrucional alternativa, Revista Conhecimento e Diversidade, Niterói, v. 15, n. 36, p. 244-270, 2023. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/9753/pdf. Acesso em: 30 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.9753
MOREIRA, Marcos Antônio. Desafios no ensino da física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, suppl. 1, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/. Acesso em: 25 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0451
NASCIMENTO, Camila Souza; UIBSON, José. Uso de experimentos no ensino de Física: uma revisão sistemática da literatura. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, I, 2021, Sergipe. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/16377/2/UsoExperimentosEnsinoFisica.pdf. Acesso em: 26 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.29380/2021.15.05.24
PALOMINO, Paula T.; NACKE, Lennart; ISOTANI, Seiji. Gamificação Narrativa para Engajamento e Personalização: Redefinindo a Experiência do Aprendizado Digital. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, I, 2023, São Paulo. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/webmedia_estendido/article/view/25660. DOI: https://doi.org/10.5753/webmedia_estendido.2023.233396
Acesso em: 29 dez. 2024.
PEREIRA, Nádia Vieira; OLIVEIRA, Tânia Inácio de; BOGHI, Cláudio; SCHIMIGUEL, Juliano; SHITSUKA, Dorlivete Moreira. História da física: uma proposta de ensino a partir da evolução de suas ideias, Revista Research, Society and Development, Itajubá, v. 4, n. 4, p. 251-269, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560658998003/html/. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.17648/rsd-v4i4.93
PONTES, Paulo Ricardo da Silva; VICTOR, Valcí Ferreira. Robótica educacional: uma abordagem prática no ensino de lógica de programação. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 1, p. 57–71, 2022. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1074. Acesso em: 1 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.57-71p
RIHS, Arnon Roberto; DICKMAN, Adriana Gomes; LEITE, Cristina. Uma abordagem contextualizada da física no curso de engenharia ambiental e sanitária, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 44, n. 26, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/74CPFZnpCHXJmFkSQhntdHt/. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2021-0335
RODRIGUES, Rogério. A educação em ciências: o caso da formação escolar em engenharia, Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 11, n. 2, p. 121-136, 2018. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/444/0. Acesso em: 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo10
RODRIGUES-MOURA, Sebastião. A constituição do ensino de Física como campo científico na e para a Educação Profissional: debates e inter-relações, Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 02, n. 23, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16023. Acesso em: 26 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16023
SANTOS, Edvania Augusto dos; SILVA, Sumária Souza; SILVA, Fernando Selleri. Atividades experimentais como estratégia didática para o ensino de pressão atmosférica e termodinâmica, Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, Vitória, v. 12, n. 01, p. 74-85, 2023. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1870. Acesso em : 26 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.1870
SANTOS, João Alfaya; SIMÕES, Bruno dos Santos. Crenças sobre conceito de verdade: algumas contribuições para o aprendizado em ciências, Revista Labore Ensino de Ciências, Campo Grande, v. 01, n. 02, p. 16-33, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/labore/article/view/3862/pdf_25. Acesso em: 29 nov. 2024.
SCHWARTZ, Cleonara Maria; BATISTA, Patrícia Veronesi. O fazer científico frente à perspectiva da não neutralidade, Revista Teias, São Paulo, v. 23, n. 68, p. 265-272, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/download/56011/41474/231402. Acesso em: 29 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.56011
SENT, Edgar Luiz Del; VIEIRA, Nelinho de Jesus; VILLAR, Eduardo Guedes; WALTER, Silvana Anita; SILVA, Sidnei Celerino da. O reflexo da gamificação no engajamento de alunos de cursos de ciências contábeis, Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 34, n. 02, p. 77-100, 2023. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7505/4052. Acesso em: 29 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.22561/cvr.v34i2.7505
SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Jucileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 41, n. 04, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/Tx3KQcf5G9PvcgQB4vswPbq/. Acesso em: 29 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0309
SILVA, Sávio Oliveira da; COSTA, Heron Salazar. Gamificação no ensino de ciências: desafios, estratégias e experiências, Revista Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 16, n. 05, p. 1-13, 2023. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/16pe2.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; MIRANDA, Igor Ramon Sinimbú. Uma proposta de ensino de eletrodinâmica com o método peer instruction . Revista do Professor de Física, Brasília, v. 4, n. 2, p. 130–144, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/28230. Acesso em: 27 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.28230
SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Física dos materiais semicondutores no ensino médio: possibilidades e desafios. Revista Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 08, n. 02, p. 1125–1142, 2023d. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2529. Acesso em: 27 out. 2024.
SIQUEIRA, Kleber Saldanha; Letramento científico e literacia no ensino da física para a inclusão tecnológica. Revista Processando o Saber, Praia Grande, v. 15, n. 01, p. 113-128, 2023b. Disponível em: https://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/299. Acesso em: 26 nov. 2024.
SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Construção de um circuito de medição transistorizado para o ensino da física dos semicondutores no ensino médio. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, Espírito Santo, v. 14, n. 01, p. 1-33, 2024b. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2656. Acesso em: 20 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2656
VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes: 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kleber Saldanha de Siqueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.












