Formação de professores para o ensino técnico em Informática: breves considerações
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.99-111pAbstract
O número de professores atuantes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – RFEPCT, no Brasil, aumentou substancialmente nos últimos anos devido à criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir da expansão da rede. O presente artigo objetiva contribuir com a discussão sobre a formação docente na RFEPCT, em especial, a formação dos professores da área técnica de Informática/Computação, e colaborar ainda com reflexões acerca da implementação e implantação de políticas educacionais. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, com levantamento dos dados, em fontes primárias (legislação) e secundárias (artigos, livros). Quanto ao tratamento, buscou-se a reflexão das informações encontradas, confrontadas entre os autores. O presente trabalho focaliza questões contextuais que envolvem o preparo do docente para a atuação na modalidade de ensino da Educação Profissional. Aborda também prospecções e divergências entre teorias e legislação educativas refletindo sobre os desafios e o desempenho do profissional docente no campo do ensino da área de Informática. Os resultados encontrados na literatura especializada (OLIVEIRA; SALES, 2015; MENEZES FILHO; COSTA, 2017; PENA, 2018) apontam para vários obstáculos que atravessam tanto a formação quanto a atuação do professor na EPT, e entre tais obstáculos se destaca o perfil do docente (MALDANER, 2017). Observou-se que, embora os profissionais mencionados detenham amplo conhecimento na área de atuação e cursos de pós-graduação, um número significativo de professores não possui habilitação para o magistério, especialmente para o ensino de Informática/Computação. Sugere-se a implantação de políticas públicas que fortaleçam a formação do profissional de ensino atuante nas áreas dos cursos técnicos em Informática.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Formação de professores. Técnico em Informática.Downloads
Metrics
References
BRASIL. Presidência. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 13 jan. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 18 jan. 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 5 set. 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 5 set. 2019.
BRASIL. Plataforma Nilo Peçanha. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2019. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br. Acesso em: 5 set. 2019.
CABRAL, Maria Izabel C.; et al. A trajetória dos cursos de graduação da área de computação e informática: 1969-2006. Rio de Janeiro: SBC, 2008.
CASTRO, C. S.; VILARIM, G. O. Licenciatura em computação no cenário nacional: embates, institucionalização e o nascimento de um novo curso. Revista Espaço Acadêmico, v. 13, n. 148, set. 2013.
DAMASCENA, Edilza Alves; NASCIMENTO, Ana Carolina Veras do; MOURA, Dante Henrique. Formação de professores para a educação profissional: o que apontam os dispositivos legais mais recentes (2015-2017). IV Colóquio Nacional e I Internacional - A produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal, Julho de 2017. Anais [...] Natal, p. 1-12 Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo1/E1A33.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, Oct. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000300017&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2019.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999.
GUEDES, I. A. C.; SANCHEZ, L. B. A formação docente para a educação profissional técnica e sua influência na atuação dos professores do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá: um estudo de caso. HOLOS, v. 7, n. 33, p. 238-252, out. 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6093. Acesso em: 7 set. 2019.
INEP. Indicadores Educacionais. Adequação da Docente. Brasília, DF. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-educacionais. Acesso em: 8 set. 2019.
KUENZER, A. Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: Lombardi, J.; Saviani, D.; Sanfelice, J. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. São Paulo: Autores Associados; histedbr, 2005. p. 77-96.
LEITE, Eliane Alves Pereira; RIBEIRO, Emerson da Silva et alia. Formação de Profissionais da Educação; alguns desafios e demandas da Formação Inicial. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 144, p.721-737, jul.-set., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v39n144/1678-4626-es-es0101-73302018183273.pdf. Acesso em: 7 set. 2019.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. V.1, nº 1(jun.2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008.
MATOS, E. S. Identidade profissional docente e o papel da interdisciplinaridade no currículo de licenciatura em computação. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, PR, v. 13, n. 148, set. 2013.
MALDANER, Jair José. A formação docente para a educação profissional e tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. V. 2, n. 13, 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5811. Acesso em: 6 set. 2019.
MENESES FILHO, Antonio; COSTA, Maria Adélia. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: o olhar da legislação (1917–2017). IV Colóquio Nacional e I Internacional - A produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal, Julho de 2017. Anais [...] Natal, p. 1-10 Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo3/E3A3.pdf. Acesso em: 18 dez. 2018.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica /Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. V. 1, n. 1, (jun. 2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008. Disponível em: http://goo.gl/Z1fNw1. Acesso em: jan. 2019.
NÓVOA. Antônio. Firmar a profissão como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 8 set. 2019.
OLIVEIRA, Rosilene; SALES, Márcea. A formação docente na educação profissional e tecnológica: provocações e dilemas. PUCPR. Curitiba, 2015. Anais [...]. XII EDUCERE, Curitiba, outubro de 2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21886_11440.pdf. Acesso em: 6 de set. 2019.
PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Necessidades formativas de professores dos Institutos Federais e Desenvolvimento profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 15, p. 7280, nov. 2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7280. Acesso em: 6 set. 2019.
PEREIRA, Luis Augusto Caldas. A formação de professores para a educação profissional. Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/Texto_apresenta01.pdf. Acesso em: 6 dset. 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SILVA SOUZA, Francisco das Chagas; RODRIGUES, Iaponira da Silva. Formação de Professores para Educação Profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v.17, n.2 [72], p.621-638, abr./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682/16935. Acesso em: 8 set. 2019.
SOUZA, Ana Cláudia R. de; ANDRADE, Maria Do Carmo Ferreira; AGUIAR, Ana Flávia Souza. A formação de professores para o ensino profissional no Brasil: a construção de um caminho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 3-11, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3553. Acesso em: 27 jan. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Gabriela de Medeiros Cabral, Eliane Mittelstad Martins de Souza, Jair José Maldaner, Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Rivadávia Porto Cavalcante

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













