Formação de professores para o ensino técnico em Informática: breves considerações

Authors

  • Gabriela de Medeiros Cabral IFTO
  • Eliane Mittelstad Martins de Souza IFTO
  • Jair José Maldaner Instituto Federal do Tocantins (IFTO) http://orcid.org/0000-0002-8288-6583
  • Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna IFTO
  • Rivadávia Porto Cavalcante IFTO

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.99-111p

Abstract

O número de professores atuantes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – RFEPCT, no Brasil, aumentou substancialmente nos últimos anos devido à criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir da expansão da rede. O presente artigo objetiva contribuir com a discussão sobre a formação docente na RFEPCT, em especial, a formação dos professores da área técnica de Informática/Computação, e colaborar ainda com reflexões acerca da implementação e implantação de políticas educacionais. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, com levantamento dos dados, em fontes primárias (legislação) e secundárias (artigos, livros). Quanto ao tratamento, buscou-se a reflexão das informações encontradas, confrontadas entre os autores. O presente trabalho focaliza questões contextuais que envolvem o preparo do docente para a atuação na modalidade de ensino da Educação Profissional. Aborda também prospecções e divergências entre teorias e legislação educativas refletindo sobre os desafios e o desempenho do profissional docente no campo do ensino da área de Informática. Os resultados encontrados na literatura especializada (OLIVEIRA; SALES, 2015; MENEZES FILHO; COSTA, 2017; PENA, 2018) apontam para vários obstáculos que atravessam tanto a formação quanto a atuação do professor na EPT, e entre tais obstáculos se destaca o perfil do docente (MALDANER, 2017). Observou-se que, embora os profissionais mencionados detenham amplo conhecimento na área de atuação e cursos de pós-graduação, um número significativo de professores não possui habilitação para o magistério, especialmente para o ensino de Informática/Computação. Sugere-se a implantação de políticas públicas que fortaleçam a formação do profissional de ensino atuante nas áreas dos cursos técnicos em Informática.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Formação de professores. Técnico em Informática.

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Author Biographies

Gabriela de Medeiros Cabral, IFTO

Mestranda do ProfEPT

Eliane Mittelstad Martins de Souza, IFTO

Mestranda do ProfEPT

Jair José Maldaner, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Possui Doutorado (2016) e Mestrado (2009) em Educação pela Universidade de Brasília, Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996), Especialização em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília(1999) e Especialização em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino - Educon (2006). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins -IFTO- Campus Palmas; Líder do grupo de pesquisa Cnpq/IFTO Práxis: Trabalho, Educação e Sociedade; Atua como Coordenador Local e como docente no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica -EPT, Formação de Professores, Filosofia, Educação, Ética, Cidadania, Direitos Humanos.

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, IFTO

Profa Dra do ProfEPT

Rivadávia Porto Cavalcante, IFTO

Prof. Dr do ProfEPT

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Published

2020-01-06

How to Cite

DE MEDEIROS CABRAL, Gabriela; MITTELSTAD MARTINS DE SOUZA, Eliane; MALDANER, Jair José; GOMES SILVEIRA DE SENNA, Mary Lúcia; PORTO CAVALCANTE, Rivadávia. Formação de professores para o ensino técnico em Informática: breves considerações. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 4, n. 1, p. 99–111, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.99-111p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/301. Acesso em: 4 dec. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico