Influência das novas tecnologias na educação: linguagens, leitura e escrita

Authors

  • Hellen Cristine Almeida UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.185-198p

Abstract

No contexto da atualidade, à escola cabe a tarefa de auxiliar os alunos na construção do conhecimento crítico-reflexivo dentro de um universo tecnológico, onde a diversidade de informações e o leque de gêneros textuais constantemente construídos são notórios e desafiadores. É nessa conjuntura que o presente estudo foi desenvolvido, vislumbrando a tecnologia à luz de sua origem e essência, inserindo-a no contexto educacional e tecendo algumas considerações sobre as inovações tecnológicas e o tradicionalismo enraizado no sistema de ensino brasileiro. De modo geral, objetiva-se discutir a influência das novas tecnologias na educação. Para alcançar esse objetivo, foi traçada uma trajetória teórica, na qual foram tecidas algumas considerações sobre a formação de leitores eminentemente críticos, a intertextualidade e as oportunidades comunicativas que os gêneros textuais oferecem. Vislumbra-se também de que modo a linguagem escrita se manifesta nos novos gêneros textuais advindos da era tecnológica atual, contextualizando-se também o estudo em uma plataforma específica e de grande destaque por sua utilização por milhares de usuários nos dias atuais: o WhatsApp Messenger, elucidando o modo como se dá a escrita neste aplicativo de mensagem, num contexto de interação que permite que um leque de assuntos seja abordado simultaneamente, culminando com explanações sobre as influências de todo esse processo tecnológico na escrita.Palavras-chave: Linguagem. Tecnologia. Gêneros textuais. Escrita.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Hellen Cristine Almeida, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

LICENCIADA EM LETRAS PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - CAMPUS ITUIUTABA/MG. REVISORA DE TEXTOS, FUNCIONÁRIA PÚBLICA MUNICIPAL.

References

ALVES, Paulo. WhatsApp supera o Facebook e é o aplicativo mais popular do mundo. Jan. 2019. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/01/whatsapp-supera-o-facebook-e-e-o-aplicativo-mais-popular-do-mundo.ghtml. Acesso em: 10 jun. 2019.

ARAÚJO, Ana Lucia Rodrigues de. A evolução da tecnologia e sua influência na escrita. Maio 2017. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-evolucao-da-tecnologia-e-sua-influencia-na-escrita/151001. Acesso em: 19 jun. 2019.

ASSOLINI, Elaine. Linguagem e Tecnologia: implicações práticas no contexto escolar. Revista Revide. Nov. 2016. Disponível em: https://www.revide.com.br/blog/elaine-assolini/linguagem-e-tecnologia-implicacoes/. Acesso em: 13 jun. 2019.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAZERMAN, Charles. Escrita, Gênero e Interação Social. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

COZENDEY, Raquel. A língua portuguesa das redes sociais. 2013. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/educacao/nas-pracas-conhecimento/a-lingua-portuguesa-das-redes-sociais-9165170.html. Acesso em: 28 set. 2019.

COSTA, Rosimeri Claudiano da; SILVA, Renato da & VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. A evolução e revolução da escrita: Um Estudo Comparativo. Cadernos do CNLF, Vol. XVII, N. 11. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2013.

FELIANO, Léia A. dos Santos. O uso do Whatsapp como ferramenta pedagógica. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. 2016. Disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1467587766_ARQUIVO_ArtigoAGB.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.

GAROFALO, Débora. Como usar os gêneros digitais em sala de aula. Revista Nova Escola. Jun. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11857/como-usar-os-generos-digitais-em-sala-de-aula. Acesso em: 28 set. 2019.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO A. et al. (orgs). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

OTTO, Patrícia Aparecida. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas series iniciais do Ensino Fundamental I. Universidade de Santa Catarina. 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168858/TCC_otto.pdf?sequence=1. Acesso em: 5 maio 2019.

PORTAL EDUCAÇÃO. O que é tecnologia? Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/o-que-e-tecnologia/48269. Acesso em: 10 jun. 2019.

PRETTO, Nelson de Luca. Linguagens e Tecnologias na Educação. In: Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. DP&A, 2010.

REOLO, Jane. Como e por que usar tecnologia na escola. Revista Nova Escola. Mar. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4785/blog-tecnologia-como-e-por-que-usar-tecnologia-na-escola. Acesso em: 3 jun. 2019.

Published

2020-01-06

How to Cite

ALMEIDA, Hellen Cristine. Influência das novas tecnologias na educação: linguagens, leitura e escrita. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 4, n. 1, p. 185–198, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.185-198p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/316. Acesso em: 20 dec. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico