A importância da Feira Ecosol no aprendizado da Economia Solidária: análise da percepção dos discentes do IFTO
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.144-152pAbstract
Este trabalho é fruto de estudo preliminar sobre a contribuição de um produto educacional denominado “Feiras de Economia Solidária como espaço didático-pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica”. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem quanti-qualitativa realizada no Campus Araguatins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFTO, com os alunos do curso Técnico em Agropecuária subsequente ao ensino médio. À luz dos estudos feitos por Moreira (1999; 2011) acerca da teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel e Novak, em diálogo com o conceito de Interações sociais de Vygotsky, a pesquisa buscou analisar a percepção dos discentes acerca da realização de atividades escolares na feira de economia solidária do município de Araguatins, a feira Ecosol. Os resultados demonstram a demanda desses alunos por práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade em que estão inseridos bem como a aceitação de eventos educativos que utilizem os espaços não formais de educação.Palavras-chave: Contextualização. Economia solidária. Trabalho.Downloads
Metrics
References
ARAGUATINS. Decreto nº 208, de 22 de novembro de 2018. Institui e regulamenta a Feira da Economia Solidária e da Agricultura Familiar e dá outras providências. Araguatins: Prefeitura Municipal, [2018]. Disponível em: http://www.araguatins.to.gov.br/index.php/decretos-lista/. Acesso em: 6 set. 2019.
BARROS, Vanessa Andrade de; OLIVEIRA, Fabiana Goulart de. Cooperação e solidariedade em empreendimentos de economia solidária. Laboreal, v. 15, n. Nº1, 2019.
BENINI, Édi Augusto; GHIZONI, Liliam Deisy; ALANIZ, Erika Porceli. Autogestão orgânica socioprodutiva: práxis para ir além da alienação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 1, p. 182-192, 2017.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE. ECONOMIA SOLIDÁRIA: Outra economia a serviço da vida acontece, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, p. 168-194, jan./abr. 2009.
GADOTTI, Moacir. Economia solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, Wilson Itamar; DOS ANJOS, Flávio Sacco. A importância das feiras livres ecológicas: um espaço de trocas e saberes da economia local. Cadernos de Agroecologia, v. 2, n. 1, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico, 2010.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Projeto pedagógico do curso técnico em Agropecuária subsequente. Araguatins, TO, 2013.
FOLHA DO BICO. https://www.folhadobico.com.br/09/2018/araguatins-feira-da-ecosol-cresce-semanalmente-e-vira-tema-de-artigo.php. Acesso em: 15 maio 2019.
MARQUES, Luciana Pacheco; MARQUES, Carlos Alberto. Dialogando com Paulo Freire e Vygotsky sobre educação. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), v. 29, 2006.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: E.P.U Ltda. 1 ed. São Paulo, 1999.
_______________Aprendizagem Significativa: Um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V1(3), p. 25-46, 2011.
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057–1080, 2015.
PREFEITURA DE ARAGUATINS. Feira Ecosol de Araguatins é apresentada como referência para municípios do Tocantins. 2019. Disponível em: http://www.araguatins.to.gov.br/index.php/feira-ecosol-2019/. Acesso em: 15 maio 2019.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. e ampl. Atlas: São Paulo, 1999.
SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Perseu Abramo, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Eliscleia Alves da Silva, Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Raimundo Laerton de Lima Leite

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.












