Participação social e protagonismo: possibilidades a partir das diretrizes curriculares para Educação Profissional e Técnica de Nível Médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.260-270p

Keywords:

Educação Profissional e Técnica. Formação Humana Integral. Participação Social. Protagonismo.

Abstract

Este trabalho tem como temática a participação social e o protagonismo como possibilidade de desenvolvimento a partir da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio – EPTNM –, em que nosso objetivo foi identificar como esses elementos de emancipação podem estar vinculados com as propostas presentes nas diretrizes curriculares da EPTNM. Os principais autores que embasaram tal pesquisa foram Ciavatta (2014), Ramos (2008), Costa (2007) e Moura (2017). O tipo de pesquisa é bibliográfica, o que nos possibilitou explanar alguns contextos de surgimento de termos e a construção de sua representação, e a abordagem é dialética. Com a reflexão inicial foi possível verificar a possibilidade de desenvolver aspectos de participação e protagonismo frente aos sujeitos pertencentes à EPTNM. Entretanto, embora possua legalidade em sua viabilização, alguns entraves históricos são perpassados e postos ainda no atual cenário.

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Published

2020-10-01

How to Cite

NEVES PERES, Aline; ROCHA ARIDE, Paulo Henrique. Participação social e protagonismo: possibilidades a partir das diretrizes curriculares para Educação Profissional e Técnica de Nível Médio. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 4, n. 4, p. 260–270, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.260-270p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/727. Acesso em: 25 nov. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico