A Semiótica discursiva: sugestão de leitura interpretativa em sala de aula

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.6-19p

Keywords:

Alunado. Educador. Formação. Leitura. Semiótica.

Abstract

Este artigo discute o tema da leitura no processo da formação do aluno leitor, no qual o educador tem papel significativo e atuante como protagonista desse desenvolvimento das habilidades de leitura do alunado. Propondo uma análise sob a Semiótica francesa, usaremos o método do estudo discursivo, por meio do Percurso Gerativo do Sentido, na construção da significação e da interação enunciativa de textos, sejam eles híbridos, verbais, não verbais ou multimodais. Neste escrito, usaremos uma charge, “O sapo que virou príncipe” para exemplificar os processos de ensino-aprendizagem em sala de aula.  Desse modo, por meio das práticas docentes no ensino básico, o educador pode utilizar essa abordagem gerativa de sentidos na fomentação da formação do leitor no ambiente escolar ou fora dele, na busca relacional com sua vivência social. 

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Author Biography

Lucas Lopes Pinto, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDIRE), da UFNT, campus Araguaína – TO e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Pará – Campus Conceição do Araguaia – PA.

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Published

2022-01-13

How to Cite

PINTO, Lucas Lopes. A Semiótica discursiva: sugestão de leitura interpretativa em sala de aula. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 6, n. 1, p. 6–19, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.6-19p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/947. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico