Contribuições das ações de atenção e assistência estudantil durante o ensino remoto emergencial: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.5-15pPalabras clave:
Ações de atenção e assistência. Ensino Médio. Ensino Remoto Emergencial.Resumen
Nesta pesquisa teve-se o objetivo de analisar as contribuições das ações de atenção e assistência no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ribeirão das Neves, para subsidiar os discentes durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocado pelo vírus SARS-CoV-2 (covid-19). Foi analisada a percepção dos discentes em relação às experiências vivenciadas no período de vigência do ERE (2020/2021). Essas experiências têm relação com as ações de atenção e assistência ao educando, com as ações associadas ao lazer, com o atendimento das demandas apresentadas pelos discentes, com o acompanhamento no desenvolvimento das atividades escolares e com os repasses de recursos financeiros aos discentes. Diante do exposto, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata da temática investigativa, para compreender as peculiaridades que são demandadas pelos discentes e contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial. Desta forma, para o levantamento de dados e informações por esta pesquisa de cunho eminentemente quali-quantitativo, optou-se pela utilização de um questionário semiestruturado on-line, com o intuito de dar “voz” aos estudantes. Os dados da pesquisa revelaram que as ações de atenção e assistência, mesmo diante de todos os desafios, contribuíram para que discentes tivessem acesso aos estudos, inclusive para que não evadissem da instituição. Houve a necessidade de se reinventar as relações no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, a estrutura tecnológica foi fundamental para o ERE.Descargas
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