O uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem e suas intervenções em escolas do/no campo
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i1.71-78pResumen
O presente artigo tem por finalidade refletir sobre o jogo didático como instrumento de aprendizagem em sala de aula, buscando identificar suas contribuições para a aprendizagem dos educandos no momento da assimilação dos conteúdos em uma escola do/no campo. Para isso, como metodologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas relacionadas às temáticas Diversidade e Educação Inclusiva e Vertebrados, concomitantemente à vivência do Tempo Comunidade. Na oportunidade, buscou-se pensar maneiras de trabalhar conteúdos das ciências naturais com uma classe que apresenta educandos portadores de necessidades especiais. Através de avaliação, obtivemos dados que nos permitiram perceber a grande importância da utilização de jogos didáticos como um instrumento pedagógico nas salas de aula, pois estes despertam a curiosidade dos educandos, além de fomentar uma troca de ideias entre eles e os professores, tornando lúdica e prazerosa a aprendizagem em sala de aula.Descargas
Métricas
Citas
AGUIAR, Denise. O ensino da matemática através de jogos nas séries iniciais. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/monografia-ensino-matematica-atraves-jogos-series-iniciais/. Acesso: out. 2018.
BARBOSA, L.M.S. A psicopedagogia e o momento do aprender. São José dos Campos: Pulso, 2006.
BROUGERE,Gilles. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998.
GROSS, Pillar Esther. Veritek e cia. Jogos para alfabetização. Porto Alegre: Edelbra, s.d., 111 p.
KISHIMOTO, Tisuko Morchida. O jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MRECH, M. Leny. O uso de brinquedos e jogos na intervenção psicopedagógica de crianças com necessidades especiais. São Paulo: Cortez, 2001.
PIAGET, Jean. O Juízo Moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
___________. A Formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
___________. Psicologia e Pedagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas de ensino. São Paulo: Forense, 1970.
SILVEIRA, Maria Joanete Martins (Org.). O ensino e o lúdico. Santa Maria: Multipress, 1998. 67 p.
SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004. 218 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, 2004.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Permite el intercambio, la adaptación y el uso para cualquier fin, incluso comercial, siempre que se otorgue la debida atribución a los autores y a la Revista Sítio Novo.
Los autores declaran que el trabajo es original y que no ha sido publicado previamente, ni total ni parcialmente, salvo en servidores de preprints reconocidos, siempre que se declare, y que ningún otro manuscrito similar de su autoría se encuentra publicado ni en proceso de evaluación por otra revista, ya sea impresa o electrónica.
Declaran que no han violado ni infringido ningún tipo de derecho de propiedad de terceros, y que todas las citas en el texto son hechos verídicos o están basadas en investigaciones con exactitud científicamente comprobable.
Los autores conservan los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista, permitiendo el uso irrestricto de su contenido, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.













