Jogando com a Matemática: uso de jogos para mediação do ensino- aprendizagem de conteúdos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.84-93pPalabras clave:
Aprendizagem Significativa. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino da Matemática. Jogos Pedagógicos. Trabalho e Educação.Resumen
Esta pesquisa teve por objetivo aplicar uma sequência didática que consistia em dois jogos utilizados como mediadores dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, a saber: Jogo das Palavras e Jogo das Cifras (mensagens codificadas). O intuito era explorar conteúdos tais como: função afim, linear, composta, sobrejetora, injetora, bijetora e função inversa, buscando relacionar os temas trabalho e educação na perspectiva de uma formação humana e integral. Essa sequência didática foi aplicada durante o desenvolvimento de um projeto de ensino realizado no Instituto Federal do Maranhão – IFMA, no Campus Avançado de Porto Franco, a uma turma do segundo ano do curso Técnico em Informática. Este texto tem como foco trazer as investigações e inferências delineadas a partir das atividades inerentes aos Jogos das Palavras e das Cifras. Constatou-se que esses jogos, em sala de aula, podem assumir função relevante no trabalho do professor, servindo-lhe de recurso alternativo e adaptável aos propósitos da educação numa perspectiva da aprendizagem significativa de David Ausubel e Joseph Novak. Porém, alguns resultados apontam para a necessidade de catalisar esforços para que novos estudos e pesquisas sejam realizadas a fim de aprimorar os aspectos pedagógicos e metodológicos da prática docente e para a melhoria da aprendizagem dos alunos.Descargas
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