Formação profissional: um aplicativo para o Curso Técnico de Informática CEFET/RJ campus Nova Friburgo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.56-64p

Palabras clave:

Aplicativo Plano de Carreira na Mão. Curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio. Educação Profissional integral. Planejamento de carreiras.

Resumen

Este artigo traz um recorte da dissertação “Estudos de egressos para formação Profissional: subsídios para o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do CEFET/Nova Friburgo,” desenvolvida durante a pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que teve como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de um aplicativo educacional informativo-interativo para os alunos formandos sobre planejamento de carreira e necessidades atuais de um Técnico de Informática. Neste recorte, apresentaremos o aplicativo Plano de Carreira na Mão que exibe informações sobre a definição de um plano de carreira dentro do enfoque de um profissional crítico/reflexivo, estimulando o questionamento, e a reflexão na ação, de forma a provocar reflexões sobre sua inserção no mundo e na sociedade. O aplicativo pode ser disponibilizado em dispositivos eletrônicos, como telefone celular, smartphone e tablet, e foi avaliado por uma comissão composta por servidores do CEFET/RJ campus Nova Friburgo, de acordo com os aspectos comunicacionais/formato e pedagógicos/conteúdo, definidos a partir das características do material educativo proposto. Pela análise das avaliações, constatamos que a comissão considerou que o aplicativo criado é uma opção de apoio aos formandos na construção de um plano de carreira dentro do enfoque de um profissional com uma visão mais ampla sobre o mundo do trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Júlia Cristina Eyer Mello, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Julia Eyer, servidora pública federal, lotada no CEFET/RJ exercendo a função de Assistente de Aluno, atuando na área da educação. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRJ .

Marta Ferreira Abdala Mendes, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ/campus Mesquita

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). A atualmente é professora titular do IFRJ/campus Mesquita

Citas

CIAVATTA, M. O Ensino Integrado, A Politecnia e a Educação Omnilateral. Por Que Lutamos? Trabalho & Educação. Belo Horizonte. V. 23, n. 1 p. 187-205, jan./abr. 2014.

KAPLÚN, G. Material Educativo: a experiência de aprendizado. Revista Comunicação & Educação. São Paulo, n. 27, p. 46-60, maio/ago. 2003.

KUENZER, A. Z. Sistema Educacional e a formação de trabalhadores: A desqualificação do Ensino Médio Flexível. Ciência & Saúde Coletiva. [s. l.], v. 25, n.1, 2019. Disponível em: <http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/sistema-educacional-e-a-formacao-de-trabalhadores-a-desqualificacao-do-ensino-medio-flexivel/17364>. Acesso em 10 mar. 2020.

LEITE, P. S. C. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. Investigação Qualitativa em Educação. [s. l.] v. 1, 2018. Disponível em: <https://proceedings.ciaiq.org>. Acesso em: 06 jun. 2022.

MARAN, Z. M. B. Por um método de orientação profissional aplicada a alunos do ensino médio integrado. Instituto Federal do Paraná, 1 ed. Paraná. 2019. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434110. Acesso em: 28 mai. 2022.

RAMOS, M. N. Concepção do Ensino Médio integrado. In: Concepção do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Texto realizado para o seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 09 de maio de 2008.

RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná. Coleção formação pedagógica: v. 5. Curitiba, 2014.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Publicado

2023-03-15

Cómo citar

MELLO, Júlia Cristina Eyer; MENDES, Marta Ferreira Abdala. Formação profissional: um aplicativo para o Curso Técnico de Informática CEFET/RJ campus Nova Friburgo. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 7, n. 1, p. 56–64, 2023. DOI: 10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.56-64p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1265. Acesso em: 13 dic. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico