Formação profissional: um aplicativo para o Curso Técnico de Informática CEFET/RJ campus Nova Friburgo
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.56-64pPalabras clave:
Aplicativo Plano de Carreira na Mão. Curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio. Educação Profissional integral. Planejamento de carreiras.Resumen
Este artigo traz um recorte da dissertação “Estudos de egressos para formação Profissional: subsídios para o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do CEFET/Nova Friburgo,” desenvolvida durante a pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que teve como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de um aplicativo educacional informativo-interativo para os alunos formandos sobre planejamento de carreira e necessidades atuais de um Técnico de Informática. Neste recorte, apresentaremos o aplicativo Plano de Carreira na Mão que exibe informações sobre a definição de um plano de carreira dentro do enfoque de um profissional crítico/reflexivo, estimulando o questionamento, e a reflexão na ação, de forma a provocar reflexões sobre sua inserção no mundo e na sociedade. O aplicativo pode ser disponibilizado em dispositivos eletrônicos, como telefone celular, smartphone e tablet, e foi avaliado por uma comissão composta por servidores do CEFET/RJ campus Nova Friburgo, de acordo com os aspectos comunicacionais/formato e pedagógicos/conteúdo, definidos a partir das características do material educativo proposto. Pela análise das avaliações, constatamos que a comissão considerou que o aplicativo criado é uma opção de apoio aos formandos na construção de um plano de carreira dentro do enfoque de um profissional com uma visão mais ampla sobre o mundo do trabalho.Descargas
Métricas
Citas
CIAVATTA, M. O Ensino Integrado, A Politecnia e a Educação Omnilateral. Por Que Lutamos? Trabalho & Educação. Belo Horizonte. V. 23, n. 1 p. 187-205, jan./abr. 2014.
KAPLÚN, G. Material Educativo: a experiência de aprendizado. Revista Comunicação & Educação. São Paulo, n. 27, p. 46-60, maio/ago. 2003.
KUENZER, A. Z. Sistema Educacional e a formação de trabalhadores: A desqualificação do Ensino Médio Flexível. Ciência & Saúde Coletiva. [s. l.], v. 25, n.1, 2019. Disponível em: <http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/sistema-educacional-e-a-formacao-de-trabalhadores-a-desqualificacao-do-ensino-medio-flexivel/17364>. Acesso em 10 mar. 2020.
LEITE, P. S. C. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. Investigação Qualitativa em Educação. [s. l.] v. 1, 2018. Disponível em: <https://proceedings.ciaiq.org>. Acesso em: 06 jun. 2022.
MARAN, Z. M. B. Por um método de orientação profissional aplicada a alunos do ensino médio integrado. Instituto Federal do Paraná, 1 ed. Paraná. 2019. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434110. Acesso em: 28 mai. 2022.
RAMOS, M. N. Concepção do Ensino Médio integrado. In: Concepção do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Texto realizado para o seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 09 de maio de 2008.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná. Coleção formação pedagógica: v. 5. Curitiba, 2014.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Júlia Cristina Eyer Mello, Marta Ferreira Abdala Mendes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Permite el intercambio, la adaptación y el uso para cualquier fin, incluso comercial, siempre que se otorgue la debida atribución a los autores y a la Revista Sítio Novo.
Los autores declaran que el trabajo es original y que no ha sido publicado previamente, ni total ni parcialmente, salvo en servidores de preprints reconocidos, siempre que se declare, y que ningún otro manuscrito similar de su autoría se encuentra publicado ni en proceso de evaluación por otra revista, ya sea impresa o electrónica.
Declaran que no han violado ni infringido ningún tipo de derecho de propiedad de terceros, y que todas las citas en el texto son hechos verídicos o están basadas en investigaciones con exactitud científicamente comprobable.
Los autores conservan los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista, permitiendo el uso irrestricto de su contenido, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.













