Uma avaliação preliminar sobre usabilidade em softwares educacionais
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.85-100pResumen
Este estudo tem por objetivo identificar as heurísticas de usabilidade, verificar quais possuem maior impacto em softwares educacionais, e apontar, de forma escalar, as mais impactantes. Este trabalho utilizou dois métodos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para extrair as heurísticas; e na pesquisa de campo foi elaborado um questionário com o objetivo de avaliar o impacto de cada heurística. Deu-se início a este trabalho a partir da seguinte problemática: Quais das heurísticas de usabilidade mais impactam positivamente/negativamente em softwares educacionais sob a ótica de melhor interatividade e maior usabilidade? Partindo disso, foram realizadas várias pesquisas em bases de dados e, logo depois, a partir da aplicação do questionário, foi verificado o impacto de cada heurística no desenvolvimento de aplicações educacionais. A metodologia deste trabalho foi dividida em duas etapas: a primeira foi para extrair as heurísticas; e a segunda, para verificar o impacto de cada heurística.Termos para indexação: Softwares educacionais, heurísticas de usabilidade, interatividade.Descargas
Métricas
Citas
CARRARE, A. P. G. D.; HERNANDEZ, C. C.; KOCHI, C.; SILVEIRA, I. F.; LONGUI, C. A.. Usability Heuristics for Clinical Case-Based Learning Assessment Systems applied to Medical Education. IEEE LATIN AMERICA TRANSACTIONS, v. 13, n. 3, mar. 2015.
GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONÇALVES, C. A., MEIRELLES, A. M. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2004. v. 1. 199 p.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MAGRINELLI, Juliana Villas Boas. Avaliação De Usabilidade De Sistema Para Gerenciamento Apícola: O CASO LABORAPIX. Monografia. Disponível em:
http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/5313/1/MONOGRAFIA_Avaliacao_de_usabilidade_de_sistema_para_gerenciamento_apicola_o_caso_laborapix.pdf. Acesso em: 4 jul. 2018.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REIS, T. S; ALMEIDA, B. M. B. M.; CORREIA, R. M. Softwares de auxílio à docência no processo de Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. In: FUCHS, C; SCHWENGBER, I. L; SCHUTZ, J. A. Educação, Escola e Contemporaneidade: Questões e Diálogos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 421 p.
REVISTABW. Interface Homem-Máquina: As 10 heurísticas de usabilidade de Nielsen. Revista Brasileira de Web: Tecnologia. 2013. Disponível em: http://www.revistabw.com.br/revistabw/as-10-heuristicas-de-usabilidade-de-nielsen/. Acesso em: 14 nov. 2018.
SANTOS, Nilson Alves Dos; COELHO, Biatriz Francisco; CABRAL, Mayara Kaynne Fragoso. M-Learning Através do Whatsapp: Uma Análise de Recursos. Jice 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Permite el intercambio, la adaptación y el uso para cualquier fin, incluso comercial, siempre que se otorgue la debida atribución a los autores y a la Revista Sítio Novo.
Los autores declaran que el trabajo es original y que no ha sido publicado previamente, ni total ni parcialmente, salvo en servidores de preprints reconocidos, siempre que se declare, y que ningún otro manuscrito similar de su autoría se encuentra publicado ni en proceso de evaluación por otra revista, ya sea impresa o electrónica.
Declaran que no han violado ni infringido ningún tipo de derecho de propiedad de terceros, y que todas las citas en el texto son hechos verídicos o están basadas en investigaciones con exactitud científicamente comprobable.
Los autores conservan los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista, permitiendo el uso irrestricto de su contenido, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.













