Comunicação alternativa e suas contribuições pedagógicas

Autores/as

  • Bruna Letícia Santos de Oliveira Graduada em pedagogia (MODULO), Estudante de matemática (UNIVESP), estudante de Terapia Ocupacional (UNINGA), Pós-graduada em AAE-Atendimento Educacional Especializado (FCE)

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.228-236p

Palabras clave:

Boardmaker. Comunicação. Educação. Pedagogia. PC.

Resumen

O texto apresentado tem por objetivo refletir sobre o uso de softwares de comunicação alternativa, buscando enfatizar a sua relevância na aprendizagem e comunicação dos alunos com algum tipo de defasagem ou necessidade de comunicação e escrita funcional. Como metodologia adotada foram utilizados relatos reflexivos sobre um aluno com paralisia cerebral e a adaptação e construção de conteúdo através de PCS, que são símbolos de comunicação construídos em softwares boardmaker, além de pesquisa bibliográfica analisada de forma exploratória e bibliográfica. As reflexões apresentadas apontam a importância do uso de novas tecnologias como instrumento pedagógico de trabalho para os educadores em sala de aula e também ferramenta de comunicação e acessibilidade para alunos com diferentes dificuldades, sendo elas temporárias ou não.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: set. 2019.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 ago. 2019.

BRASIL. Comitê de Ajudas Técnicas, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (CORDE/SEDH/PR), 2007a. Disponível em:http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde/Comitê%20de%20Ajudas%20Técnicas/A ta_VII_Reunião_do_Comite_de_Ajudas_Técnicas.doc. Acesso em: 25 nov. 2019.

BRASIL, Constituição. Decreto nº 3.956, de 08 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 9, 2001.

GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob. Caminhos Pedagógicos da Educação Especial no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2004.

LIMA, N. M. de. Legislação Federal Básica na Área da Pessoa Portadora de Deficiência.

Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2007.

MANTOAN, M. T. E. Caminhos Pedagógicos da Inclusão. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2001.

MANTOAN, M. T. E. Ser ou estar: eis a questão - explicando o déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

MAZZOTA, Marcos J. Silveira. Educação Especial no Brasil: histórias e políticas públicas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 208 p.

MANZINI, E. J.; DELIBERATO, D. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para a comunicação alternativa. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Especial, fascículo 2, 2006.

LIMA, Maria do Socorro Castelo Branco Mourão. Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) na perspectiva da Educação Inclusiva de deficientes intelectuais: uma abordagem da Teoria Histórico Cultural (THC). Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 28-45.

DE SALAMANCA, DECLARAÇÃO. Princípios, políticas e prática em educação especial. Espanha:[Sn], 1994.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão, construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

VYGOTSKY, L.S. Fundamentos de Defectologia. In: VYGOTSKY, L.S. Obras completas. Habana: Editorial Pueblo y Educación, t. 5, 1989.

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

SANTOS DE OLIVEIRA, Bruna Letícia. Comunicação alternativa e suas contribuições pedagógicas. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 228–236, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.228-236p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/648. Acesso em: 4 dic. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico