Comunicação alternativa e suas contribuições pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.228-236pKeywords:
Boardmaker. Comunicação. Educação. Pedagogia. PC.Abstract
O texto apresentado tem por objetivo refletir sobre o uso de softwares de comunicação alternativa, buscando enfatizar a sua relevância na aprendizagem e comunicação dos alunos com algum tipo de defasagem ou necessidade de comunicação e escrita funcional. Como metodologia adotada foram utilizados relatos reflexivos sobre um aluno com paralisia cerebral e a adaptação e construção de conteúdo através de PCS, que são símbolos de comunicação construídos em softwares boardmaker, além de pesquisa bibliográfica analisada de forma exploratória e bibliográfica. As reflexões apresentadas apontam a importância do uso de novas tecnologias como instrumento pedagógico de trabalho para os educadores em sala de aula e também ferramenta de comunicação e acessibilidade para alunos com diferentes dificuldades, sendo elas temporárias ou não.Downloads
Metrics
References
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: set. 2019.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 ago. 2019.
BRASIL. Comitê de Ajudas Técnicas, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (CORDE/SEDH/PR), 2007a. Disponível em:http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde/Comitê%20de%20Ajudas%20Técnicas/A ta_VII_Reunião_do_Comite_de_Ajudas_Técnicas.doc. Acesso em: 25 nov. 2019.
BRASIL, Constituição. Decreto nº 3.956, de 08 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 9, 2001.
GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob. Caminhos Pedagógicos da Educação Especial no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2004.
LIMA, N. M. de. Legislação Federal Básica na Área da Pessoa Portadora de Deficiência.
Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2007.
MANTOAN, M. T. E. Caminhos Pedagógicos da Inclusão. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2001.
MANTOAN, M. T. E. Ser ou estar: eis a questão - explicando o déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
MAZZOTA, Marcos J. Silveira. Educação Especial no Brasil: histórias e políticas públicas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 208 p.
MANZINI, E. J.; DELIBERATO, D. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para a comunicação alternativa. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Especial, fascículo 2, 2006.
LIMA, Maria do Socorro Castelo Branco Mourão. Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) na perspectiva da Educação Inclusiva de deficientes intelectuais: uma abordagem da Teoria Histórico Cultural (THC). Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 28-45.
DE SALAMANCA, DECLARAÇÃO. Princípios, políticas e prática em educação especial. Espanha:[Sn], 1994.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão, construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
VYGOTSKY, L.S. Fundamentos de Defectologia. In: VYGOTSKY, L.S. Obras completas. Habana: Editorial Pueblo y Educación, t. 5, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Bruna Letícia Santos de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













