Educação integral na educação profissional e tecnológica: análise dos documentos que regem um curso subsequente

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DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.141-155p

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica. Formação Integral. Currículo.

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que objetivou investigar em que medida um curso técnico subsequente, ofertado num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, expressa, em seus documentos, a proposta de formação integral para os estudantes, compreendida por Ramos (2008) como concepção de formação humana, com base na integração de todas as dimensões da vida no processo formativo. Essa forma de conceber a educação profissional se baseia no princípio educativo do trabalho, devendo contribuir para que os estudantes, além de aprenderem o “saber fazer”, compreendam cientificamente as bases do processo produtivo. Toma por referências privilegiadas Frigotto (2001, 2005), Ciavatta (2005), Saviani (1999, 2006), Moura, Lima Filho e Silva (2015) e Ramos (2008, 2014). A pesquisa se deu por análise documental, sendo analisados o Plano Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e os planos de ensino dos docentes. Os resultados indicam que, apesar de o PDI da instituição se apoiar na concepção de educação integral, o PPC e os planos de ensino não têm o mesmo alinhamento, tendendo a compreender educação profissional no sentido da formação para o mercado de trabalho.

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Biografía del autor/a

Claudenir Varela dos Santos, Instituto Federal Catarinense

Graduando em Pedagogia

Inge Renate Frose Suhr, Instituto Federal Catarinense

Doutora em educação pela UFPR (2014) com tese intitulada: Ensino Médio: possibilidade de ampliação da inserção laboral da classe que vive do trabalho? Cursou Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1982) e mestrado em Educação pela mesma instituição(2004). Atualmente é professora de EBTT, mais especificamente no curso de Pedagogia, no Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau. Nesta mesma instituição, atua como docente no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que ocorre em rede nacional. Atuou como professora adjunta e coordenadora pedagógica no Centro Universitário Uninter (2006-2016), além de ouras IES privadas. Coordenou cursos de pós-graduação na modalidade EAD (2008-2010) e lecionou em cursos de licenciatura nesta modalidade, bem como em pós-graduações da área educacional. Como docente vem lecionando disciplinas e orientando trabalhos de curso relacionados aos seguintes temas: Ensino médio e Educação profissional, Teorias do Conhecimento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo, Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência como docente e pedagoga em todos os níveis de Ensino, foi professora e coordenadora de curso de formação de professores em nível médio no período compreendido entre 1990 e 2000.Tem como principais temas de pesquisa: a) relação educação e trabalho; b) educação profissional e tecnológica, c) desenvolvimento profissional docente (foco no docente de ensino superior e da educação profissional e tecnológica) 

Citas

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Publicado

2020-10-01

Cómo citar

DOS SANTOS, Claudenir Varela; SUHR, Inge Renate Frose. Educação integral na educação profissional e tecnológica: análise dos documentos que regem um curso subsequente. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 4, p. 141–155, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.141-155p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/728. Acesso em: 25 nov. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico