Configuração do ambiente físico escolar e prática pedagógica: percepção de professores de uma escola padrão
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.8-20pPalavras-chave:
Conforto ambiental. Percepção do usuário. Projeto padrão escolar.Resumo
O espaço escolar modela as atividades didático-pedagógicas que acontecem diariamente. Investigar de que maneira a configuração física dá suporte ao método de ensino é fundamental, tendo em vista que a qualidade do ensino-aprendizagem depende também de espaços, forma e equipamentos adequados. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção da direção e professores de uma escola pública quanto aos aspectos funcionais, para compreender de que maneira os ambientes físicos atendem às necessidades da prática pedagógica e currículo. A partir da análise centrada no professor e no ambiente, foi investigada uma escola pública no Rio Grande do Sul, construída conforme o projeto padrão Projeto Espaço Educativo 12 Salas. A metodologia consistiu na aplicação de questionários com professores e entrevista com diretora, investigando a percepção quanto à aspectos de conforto ambiental, usabilidade e necessidades pedagógicas. Além disso, foi feita uma análise do ambiente por meio de visita in loco e observações técnicas que possibilitaram uma leitura espacial. Os resultados demonstraram a percepção de desconforto térmico, presença de ruídos, além da necessidade de alguns recursos tecnológicos, espaços específicos, ou mobiliário. As conclusões possibilitaram dados mais atualizados sobre as condições dessa tipologia de escola padrão e a relação do espaço físico com a prática pedagógica, podendo ser útil na concepção de futuros projetos arquitetônicos. Além disso, o artigo confirma a importância da participação dos professores na concepção do projeto arquitetônico escolar, a fim de atender anseios psicológicos e identidade com o lugar, que varia conforme cada contexto local.Downloads
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