Transposição didática em propostas de produtos educacionais no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFTO
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i3.5-20pPalabras clave:
Produtos educacionais. Teorias de aprendizagem. Transposição didáticaResumen
Inicia-se este estudo com o seguinte questionamento: Considerando os produtos educacionais como instrumentos da transposição didática, de que maneira estes contribuem com a formação dos sujeitos na perspectiva da omnilateralidade e da integralidade? Assim, essa indagação conduziu as leituras e as discussões propostas neste trabalho. Objetiva-se, com este estudo, avaliar a correlação do produto educacional e a transposição didática, revisitando algumas das teorias de aprendizagem. Ainda, analisar as percepções dos mestrandos sobre seus produtos educacionais enquanto atividade obrigatória para o processo de formação docente no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, aplicou-se questionário com questões de múltipla escolha e questões abertas aos mestrandos da turma 2021, do IFTO, pelo Google Forms, que foi categorizado e analisado à luz das teorias de aprendizagem e da transposição didática. Todos os mestrandos vislumbram desenvolver um produto educacional e o compreendem como elemento de transposição didática; no entanto, nem todos têm clareza sobre a teoria de aprendizagem que deve orientar ou conduzir o trabalho. Embora a maioria das pesquisas esteja na linha de práticas pedagógicas, todas têm grande relevância no processo de construção do conhecimento e, notadamente, na história e memória do PROFEPT/IFTO por trazer à comunidade científica um saber inovador.Descargas
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