Educação ambiental aplicada na reutilização de garrafas PET
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.265-273pPalavras-chave:
Prancha ecológica. Projeto Pedagógico Sustentável. Reutilização de PET.Resumo
Apesar de várias iniciativas do poder púbico nos últimos anos, é fato que grande parte do lixo produzido pela sociedade continua não recebendo o tratamento adequado. Entre os diversos motivos que levam à manutenção desse cenário, destaca-se a falta de conhecimento por parte da maioria da população dos riscos do despejo inadequado de produtos e materiais, sejam eles de origem doméstica ou de origem industrial. Uma alternativa com potencial de contribuir para reverter esse quadro é a inclusão no ambiente escolar de temáticas relacionadas aos problemas ocasionados pelo descarte incorreto do lixo. Consciente dessa realidade, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência da aplicação de uma proposta didática focada na reutilização de materiais que acabam causando problemas socioambientais ocasionados pelo descarte inadequado de lixo, em especial de garrafas PET. A proposta foi aplicada com alunos do 9º ano do ensino fundamental II do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, situado no município de Muricilândia–TO. Após uma palestra com foco no descarte correto do lixo e uma exibição do vídeo referente ao projeto Prancha Ecológica, os alunos foram instigados a confeccionar uma prancha flutuante utilizando garrafas PET e materiais de baixo custo e fácil aquisição. Os resultados obtidos revelam a importância da inclusão do ensino de educação ambiental no âmbito escolar, que deve ser inserida desde os primeiros anos das séries iniciais para que seja possível alcançar melhores resultados.Downloads
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Referências
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