Educação ambiental aplicada na reutilização de garrafas PET
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.265-273pPalabras clave:
Prancha ecológica. Projeto Pedagógico Sustentável. Reutilização de PET.Resumen
Apesar de várias iniciativas do poder púbico nos últimos anos, é fato que grande parte do lixo produzido pela sociedade continua não recebendo o tratamento adequado. Entre os diversos motivos que levam à manutenção desse cenário, destaca-se a falta de conhecimento por parte da maioria da população dos riscos do despejo inadequado de produtos e materiais, sejam eles de origem doméstica ou de origem industrial. Uma alternativa com potencial de contribuir para reverter esse quadro é a inclusão no ambiente escolar de temáticas relacionadas aos problemas ocasionados pelo descarte incorreto do lixo. Consciente dessa realidade, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência da aplicação de uma proposta didática focada na reutilização de materiais que acabam causando problemas socioambientais ocasionados pelo descarte inadequado de lixo, em especial de garrafas PET. A proposta foi aplicada com alunos do 9º ano do ensino fundamental II do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, situado no município de Muricilândia–TO. Após uma palestra com foco no descarte correto do lixo e uma exibição do vídeo referente ao projeto Prancha Ecológica, os alunos foram instigados a confeccionar uma prancha flutuante utilizando garrafas PET e materiais de baixo custo e fácil aquisição. Os resultados obtidos revelam a importância da inclusão do ensino de educação ambiental no âmbito escolar, que deve ser inserida desde os primeiros anos das séries iniciais para que seja possível alcançar melhores resultados.Descargas
Métricas
Citas
BAGANHA, Denise Estorilho et al. (org.). Educação ambiental rumo à escola sustentável. Curitiba: SEED: UTP, 2018. 104 p. (Caderno Temático).
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1999. Disponível em: https://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/programa-nacional-de-educacao-ambiental. Acesso em: 10 ago. 2019.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Consumo sustentável: Manual de educação. Brasília, DF: Consumers International / MMA / MEC / IDEC, 2005. 160 p.
CARDOSO, Mariana de Moraes et al. Materiais recicláveis. Sorocaba: Unesp Câmpus Sorocaba, 2013. 47 p.
SILVA, J. et al. Reduzir, reutilizar e reciclar: Proposta de Educação Ambiental para o Brejo Paraibano. 2004. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Meio/Meio20.pdf. Acesso em: 21 jul. 2019.
WALDMAN, Maurício; SCHNEIDER, Dan Moche. Guia ecológico doméstico. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2004. 174 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Valéria Miguel, Jonierson de Araújo da Cruz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Permite el intercambio, la adaptación y el uso para cualquier fin, incluso comercial, siempre que se otorgue la debida atribución a los autores y a la Revista Sítio Novo.
Los autores declaran que el trabajo es original y que no ha sido publicado previamente, ni total ni parcialmente, salvo en servidores de preprints reconocidos, siempre que se declare, y que ningún otro manuscrito similar de su autoría se encuentra publicado ni en proceso de evaluación por otra revista, ya sea impresa o electrónica.
Declaran que no han violado ni infringido ningún tipo de derecho de propiedad de terceros, y que todas las citas en el texto son hechos verídicos o están basadas en investigaciones con exactitud científicamente comprobable.
Los autores conservan los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista, permitiendo el uso irrestricto de su contenido, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.













