Fundamentos de linguagem na educação: uma relação com a arte, a linguística, a sociopsicolinguística na formação da comunidade escolar
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i3.53-61pPalabras clave:
Linguagem. Processos criativos. Interdisciplinaridade. Pedagogia. Mimese.Resumen
Este artigo tem por objetivo discutir acerca dos fundamentos artísticos, linguísticos, sociopsicolinguísticos da linguagem e suas relações com a comunidade escolar no processo criativo. Para tanto, buscamos depreender certas noções comunicativas presentes em todos os níveis de produções humanas. Procuramos compreender como as linguagens (verbal, não verbal, gestual etc.) se mostram como materialidades inerentes e específicas da interdisciplinaridade escolar. Desse modo, discutiremos sobre a importância da articulação das linguagens com os multifacetados recursos pedagógicos em uma abordagem triangular, uma das metodologias pedagógicas facilitadoras dos processos criativos que contribuem, entre outras coisas, para integração de uma aprendizagem expressivamente plural e, sobretudo, interdisciplinar. Para compreender essa inter-relação proporcionada pelas linguagens, tracejamos os contornos dessa materialidade específica da interdisciplinaridade junto aos processos de criação artísticos e pedagógicos.Descargas
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