Educação em tempos de Pandemia (Covid-19): uma análise microssocial

Fábio Júnio Barbosa Santos, Gisélia Neres dos Santos Ferreira, Maria Natânia Xavier de Oliveira, Tainá Alves Oliveira, Taís Fernandes Paulo, Vitória Carolina Gomes Cardoso

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar os reflexos da pandemia de Covid-19 na educação a partir de uma análise microssocial embasada nas perspectivas familiares de pais e/ou responsáveis de crianças matriculadas em uma escola pública de ensino fundamental da rede estadual, localizada na cidade de Salinas-MG. A metodologia parte de uma proposta quali-quantitativa desenvolvida através de um survey. Os resultados evidenciam alto nível de sobrecarga à figura materna, índices consideráveis de insegurança referentes ao sentimento atribuído de aptidão para auxílio e acompanhamento das crianças e insatisfação pelo desenvolvimento infantil apresentado durante a pandemia, além de demonstrativos positivos de satisfação familiar quanto ao trabalho e preparo docente e desempenho da escola na condução das aulas remotas e auxílio à comunidade escolar. Também são percebidas tendências temerárias como a frequência a espaços públicos e a casas de familiares, vizinhos ou amigos como única alternativa de acesso à internet e o alto nível de reprovação à postura do governo ante ao combate da Covid-19 e à viabilização das aulas remotas.


Palavras-chave


Coronavírus. Ensino remoto. Família. Pandemia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.72-87p

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