A produção científica e o trabalho de professores pesquisadores da educação básica federal
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.75-88pPalavras-chave:
Currículo Lattes. Pesquisa. Produção científica. Rede federal de ensino. Trabalho docente.Resumo
Pensar o trabalho do professor configura-se como importante estratégia de compreensão das atividades docentes e sua produtividade. O objetivo do texto foi analisar a produção científica de pesquisadores docentes de uma escola federal de ensino básico. Realizou-se uma investigação de análise curricular, com a busca pelos coordenadores de pesquisa e da seleção dos dados de produções escritas, eventos científicos e orientações, no período de 2017 a 2020. Dos 37 coordenadores de pesquisa, a maioria é de mulheres (67,5%) e de doutores (73%). A maioria não produziu material escrito (média de 53%) nem orientou estudantes de iniciação científica (62%). Quanto à participação em eventos, 76% dos sujeitos participaram ao menos de um evento. É possível considerar que o aumento de demandas relacionadas ao ensino e à administração toma tempo dos docentes e impacta a dedicação à pesquisa. A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, uma garantia constitucional, deve ser, portanto, mantida e efetivada.Downloads
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