A produção científica e o trabalho de professores pesquisadores da educação básica federal

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DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.75-88p

Palabras clave:

Currículo Lattes. Pesquisa. Produção científica. Rede federal de ensino. Trabalho docente.

Resumen

Pensar o trabalho do professor configura-se como importante estratégia de compreensão das atividades docentes e sua produtividade. O objetivo do texto foi analisar a produção científica de pesquisadores docentes de uma escola federal de ensino básico. Realizou-se uma investigação de análise curricular, com a busca pelos coordenadores de pesquisa e da seleção dos dados de produções escritas, eventos científicos e orientações, no período de 2017 a 2020. Dos 37 coordenadores de pesquisa, a maioria é de mulheres (67,5%) e de doutores (73%). A maioria não produziu material escrito (média de 53%) nem orientou estudantes de iniciação científica (62%). Quanto à participação em eventos, 76% dos sujeitos participaram ao menos de um evento. É possível considerar que o aumento de demandas relacionadas ao ensino e à administração toma tempo dos docentes e impacta a dedicação à pesquisa. A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, uma garantia constitucional, deve ser, portanto, mantida e efetivada.

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Biografía del autor/a

DANIEL GIORDANI VASQUES, Departamento de Expressão e Movimento (DEM), Colégio de Aplicação (CAp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação (PUCRS), Licenciado e Mestre em Geografia (UFRGS). Professor do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da UFRGS.

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Publicado

2022-04-07

Cómo citar

VASQUES, DANIEL GIORDANI; NEDEL OLIVEIRA, Victor Hugo. A produção científica e o trabalho de professores pesquisadores da educação básica federal. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 2, p. 75–88, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.75-88p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1110. Acesso em: 21 nov. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico