O uso do jogo “The Paper Ball Launcher” como estratégia didática nas aulas de lançamento de projéteis
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.112-125pPalavras-chave:
Gamificação, jogos digitais, Física, ensino aprendizagem, ensino médio.Resumo
Nesta pesquisa, foi desenvolvida uma metodologia de gamificação para o ensino de Física com a proposta do jogo The paper ball launcher como ferramenta didático-pedagógica digital para facilitar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de lançamento horizontal e oblíquo. Os jogos fazem parte do nosso cotidiano, sendo utilizados para diversão, ludicidade e estímulo à construção de novos conhecimentos. Dessa forma, fascinam crianças, jovens e adultos. Os avanços da tecnologia possibilitaram desenvolver os jogos digitais, que agregam, no contexto educacional, ao cotidiano das crianças e dos jovens. Os jogos educacionais têm como foco facilitar o processo de ensino-aprendizagem e são embasados por parâmetros pedagógicos. A metodologia desta pesquisa consistiu na elaboração de aulas unindo os conteúdos programáticos da disciplina com gamificação. Posteriormente, foi aplicado um questionário com o intuito de verificar a motivação dos estudantes e a assimilação dos conceitos. As aulas foram ministradas favorecendo os momentos para os estudantes construírem e verificarem seus conhecimentos jogando. Os resultados demonstraram o aumento do interesse dos estudantes pelas aulas de Física, apontando maior motivação para o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados positivos desta pesquisa indicam a necessidade de os professores incluírem a gamificação nas aulas de Física, aproximando o ensino ao contexto dos estudantes e tornando a educação uma atividade desafiadora e prazerosa.Downloads
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