Uso de plataformas digitais como ferramenta de estudo durante a pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.5-17p

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino Remoto. Plataformas Digitais.

Resumo

O presente artigo aborda a temática do uso das plataformas digitais como ferramenta para estudo utilizada por estudantes do ensino médio de uma instituição federal de ensino no estado do Tocantins, durante a pandemia causada pela covid-19. A pesquisa se caracteriza como aplicada e, para atender aos objetivos do estudo, utilizou a abordagem exploratória e descritiva, enquanto para coletar os dados foi usada a técnica de questionários, com a análise qualitativa e quantitativa a partir da análise de conteúdo. Dessa forma, o estudo levantou o seguinte questionamento: “Quais são as principais plataformas digitais usadas pelos estudantes, suas possibilidades e as dificuldades que os estudantes relacionam quanto ao uso dessas plataformas para fins de estudo?”, com  o objetivo analisar as funcionalidades e o auxílio dessas plataformas digitais no contexto do ensino remoto, discorrendo a respeito das possibilidades de uso delas, além da descrição de suas funcionalidades, limitações e plataformas mais usadas como ferramentas de estudo, sendo elas o Google Meet, o YouTube, o Moodle e o Google Classroom. Após a posse dos dados, realizou-se a análise quali-quantitativa de 27 respostas de 40 estudantes convidados a participar da pesquisa, as quais indicaram as possibilidades e os desafios apontados pelos estudantes no uso das plataformas digitais, entre eles a pouca possibilidade de interação no processo de ensino-aprendizagem e a dificuldade de concentração. Nesse sentido, o estudo evidenciou que as plataformas digitais podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, porém ainda existem impasses a serem superados pelos estudantes e professores, como a falta de acesso à internet e a interação por meio desses recursos digitais. 

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Biografia do Autor

Cleonice de Oliveira Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Mestranda do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO - Campus Palmas. Especialista em Gestão Educacional - Pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED (2011). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2008). Tem experiência como Professora do Ensino Fundamental I e II na Rede Estadual de Educação do Tocantins de 2010-2016. Atualmente trabalha como Orientadora Educacional no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins- IFTO.

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), Especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2008), Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP/IPEN). Atua como Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Atuou nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura nos campi de Araguatins e Porto Nacional do IFTO. Atualmente, ministra disciplinas da área de Turismo, Hospitalidade e Lazer. É professora do Mestrado em Educação ProfEPT. Já ministrou módulos na Pós-graduação em Proeja do IFTO, bem como, em curso de Pós-graduação a distância em Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente é líder do grupo de pesquisa NETUH, foi coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFTO e é revisora da Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Revista de Ecoturismo e Revista Sítio Novo.

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba ? (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d?excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas. Docente e Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq.

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás - (2003), pós-graduação Lato Sensu em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2008) e Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2016), na área de concentração de materiais funcionais e estruturas adaptativas, com o foco da pesquisa em ligas com memória de forma. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase no Ensino de Física. Professor efetivo do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas, onde atua no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e no curso de Licenciatura em Física. Atualmente faz o estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências do Instituto de Física da UFMS.

Rodrigo Carvalho Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Rodrigo Carvalho Dias ingressou na docência em 1999. Foi professor de matemática em diversas escolas públicas e privadas de Campo Grande - MS. Atualmente é servidor público federal, no cargo de professor EBTT, lotado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ? Campus Palmas. Ministra aulas nos cursos do ensino técnico integrado ao ensino médio e licenciatura em matemática. Tem interesse na linha de pesquisa em educação matemática e formação inicial e continuada de professores de matemática.

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

RAMOS, Cleonice de Oliveira; SILVEIRA DE SENNA, Mary Lúcia Gomes; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; CASTILHO, Weimar Silva; DIAS, Rodrigo Carvalho. Uso de plataformas digitais como ferramenta de estudo durante a pandemia de covid-19. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 7, n. 1, p. 5–17, 2023. DOI: 10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.5-17p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1163. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico