Uso de plataformas digitais como ferramenta de estudo durante a pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.5-17pPalavras-chave:
Aprendizagem. Ensino Remoto. Plataformas Digitais.Resumo
O presente artigo aborda a temática do uso das plataformas digitais como ferramenta para estudo utilizada por estudantes do ensino médio de uma instituição federal de ensino no estado do Tocantins, durante a pandemia causada pela covid-19. A pesquisa se caracteriza como aplicada e, para atender aos objetivos do estudo, utilizou a abordagem exploratória e descritiva, enquanto para coletar os dados foi usada a técnica de questionários, com a análise qualitativa e quantitativa a partir da análise de conteúdo. Dessa forma, o estudo levantou o seguinte questionamento: “Quais são as principais plataformas digitais usadas pelos estudantes, suas possibilidades e as dificuldades que os estudantes relacionam quanto ao uso dessas plataformas para fins de estudo?”, com o objetivo analisar as funcionalidades e o auxílio dessas plataformas digitais no contexto do ensino remoto, discorrendo a respeito das possibilidades de uso delas, além da descrição de suas funcionalidades, limitações e plataformas mais usadas como ferramentas de estudo, sendo elas o Google Meet, o YouTube, o Moodle e o Google Classroom. Após a posse dos dados, realizou-se a análise quali-quantitativa de 27 respostas de 40 estudantes convidados a participar da pesquisa, as quais indicaram as possibilidades e os desafios apontados pelos estudantes no uso das plataformas digitais, entre eles a pouca possibilidade de interação no processo de ensino-aprendizagem e a dificuldade de concentração. Nesse sentido, o estudo evidenciou que as plataformas digitais podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, porém ainda existem impasses a serem superados pelos estudantes e professores, como a falta de acesso à internet e a interação por meio desses recursos digitais.Downloads
Métricas
Referências
ABREU, K. C. K. História e usos da Internet. Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação (BOCC), Portugal, 2009. Disponível em: http://bocc.ufp.pt/pag/abreu-karen- história-e-usos-da-internet.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.
ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. Formação de educadores para o uso dos computadores portáteis: indicadores de mudança na prática e no currículo. Portal Eletrônico da UFC, [2007]. Disponível em: www.virtual.ufc.br. Acesso em: 13 out. 2021.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Aprovado em: 28/4/2020. Brasília, DF: CNE, 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 24 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, edição 66, p. 66, 6 abr. 2020. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br. Acesso em: 24 maio, 2022.
CLASSROOM, G. Google for education. 2020. Disponível em: classroom.google.com. Acesso em: 14 out. 2021.
CONFORTO, D; VIEIRA, M. C. Smartphone na Escola: da discussão disciplinar para a pedagógica. Latin American Journal of Computing, [s. l.], v. 2, p. 43-54, 2015.
COUTO, E. S.; COUTO; E. S.; CRUZ, I. de M. P. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da covid-19. Educação, [s. l.], v. 8, n. 3, 200-217, 2020.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
LÉVY, P. O que é o virtual. Tradução: Paulo Neves. 7ª reimpressão. São Paulo: Editora 34, (2005).
LÉVY, P. Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Editora 34, 1993.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
LOPES, J. J. A introdução da informática no ambiente escolar. Clube do Professor, v. 23, 2004.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MIRANDA, L. T. de; FANTIN, M. A perspectiva social das competências midiáticas: reflexões sobre participação e interação das crianças na escola. Revista Lumina, [s. l.], v. 12, n.1, p. 55-67, jan./abr. 2018.
MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. Tradução: Wilson Azevedo. In: Revista de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, ago. 2002.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: E.P.U., 2019.
NASCIMENTO, F. J de. CASTRO, E. R; LIMA, I. P. O uso do software Geogebra no ensino da Geometria Analítica: experiências vivenciadas no contexto escolar. Educação Matemática em Revista, [s. l.], n. 45, p. 40-47, 2015. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php. Acesso em: 25 maio 2022.
NIZ, C. A. F. A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2017.
OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas, [s. l.], v. 10, n.1, p. 25-40, 2020.
PEDROSO, M. Como Estudar e Aprender: Neurociência, Psicologia e Filosofia Aplicadas ao Aprendizado. Letras Grandes, S/L, 2021.
PIAZZI, P. Aprendendo Inteligência: Manual de instruções do seu cérebro para estudantes em geral. Coleção Neuroaprendizagem, v. 1. São Paulo: Aleph, 2014.
SOARES, S. G. Educação e Comunicação: O Ideal de Inclusão pelas Tecnologias: Otimismo Exacerbado e Lucidez Pedagógica. São Paulo: Cortez, 2006.
SOUSA, R. P. de; MOITA, F. da M. C. da S. C.; CARVALHO, A. B. G. (org.). Tecnologias digitais na educação. EDUEPB, Campina Grande, 2011. Disponível em: http://www.clam.org.br/bibliotecadigital.pdf. Acesso em: 15 out. 2021
VALE, L. M. Aulas Remotas e as Ferramentas do Google. Portal Eletrônico Fluência Digital, 28 ago. 2020. Disponível em: https://fluenciadigital.net.br. Acesso em: 16 out. 2021.
VALENTE, J. A (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp, 2002.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.