Transposição didática em propostas de produtos educacionais no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i3.5-20p

Palavras-chave:

Produtos educacionais. Teorias de aprendizagem. Transposição didática

Resumo

Inicia-se este estudo com o seguinte questionamento: Considerando os produtos educacionais como instrumentos da transposição didática, de que maneira estes contribuem com a formação dos sujeitos na perspectiva da omnilateralidade e da integralidade? Assim, essa indagação conduziu as leituras e as discussões propostas neste trabalho. Objetiva-se, com este estudo, avaliar a correlação do produto educacional e a transposição didática, revisitando algumas das teorias de aprendizagem. Ainda, analisar as percepções dos mestrandos sobre seus produtos educacionais enquanto atividade obrigatória para o processo de formação docente no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, aplicou-se questionário com questões de múltipla escolha e questões abertas aos mestrandos da turma 2021, do IFTO, pelo Google Forms, que foi categorizado e analisado à luz das teorias de aprendizagem e da transposição didática. Todos os mestrandos vislumbram desenvolver um produto educacional e o compreendem como elemento de transposição didática; no entanto, nem todos têm clareza sobre a teoria de aprendizagem que deve orientar ou conduzir o trabalho. Embora a maioria das pesquisas esteja na linha de práticas pedagógicas, todas têm grande relevância no processo de construção do conhecimento e, notadamente, na história e memória do PROFEPT/IFTO por trazer à comunidade científica um saber inovador.

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Biografia do Autor

Vanessa Pereira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Professora efetiva da Rede Municipal de Araguatins-TO, lotada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araguatins. Colaboradora do TJ-TO por meio do GGEM como Pedagoga. Conciliadora no CEJUSC, Fórum Comarca Araguatins-TO. Advogada vinculada à Subseção Araguatins-To. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFTO.

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), Especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2008), Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP/IPEN). Atua como Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Atuou nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura nos campi de Araguatins e Porto Nacional do IFTO. Atualmente, ministra disciplinas da área de Turismo, Hospitalidade e Lazer. É professora do Mestrado em Educação ProfEPT. Já ministrou módulos na Pós-graduação em Proeja do IFTO, bem como, em curso de Pós-graduação a distância em Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente é líder do grupo de pesquisa NETUH, foi coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFTO e é revisora da Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Revista de Ecoturismo e Revista Sítio Novo.

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba - (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d?excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas. Docente e Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq.

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás - (2003), pós-graduação Lato Sensu em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2008) e Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2016), na área de concentração de materiais funcionais e estruturas adaptativas, com o foco da pesquisa em ligas com memória de forma. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase no Ensino de Física. Professor efetivo do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas, onde atua no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e no curso de Licenciatura em Física. Atualmente faz o estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências do Instituto de Física da UFMS.

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

COSTA, Vanessa Pereira; SILVEIRA DE SENNA, Mary Lúcia Gomes; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; CASTILHO, Weimar Silva. Transposição didática em propostas de produtos educacionais no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFTO. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 7, n. 3, p. 5–20, 2023. DOI: 10.47236/2594-7036.2023.v7.i3.5-20p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1220. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico