Jogando com a Matemática: uso de jogos para mediação do ensino- aprendizagem de conteúdos matemáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.84-93p

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino da Matemática. Jogos Pedagógicos. Trabalho e Educação.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo aplicar uma sequência didática que consistia em dois jogos utilizados como mediadores dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, a saber: Jogo das Palavras e Jogo das Cifras (mensagens codificadas). O intuito era explorar conteúdos tais como: função afim, linear, composta, sobrejetora, injetora, bijetora e função inversa, buscando relacionar os temas trabalho e educação na perspectiva de uma formação humana e integral. Essa sequência didática foi aplicada durante o desenvolvimento de um projeto de ensino realizado no Instituto Federal do Maranhão – IFMA, no Campus Avançado de Porto Franco, a uma turma do segundo ano do curso Técnico em Informática. Este texto tem como foco trazer as investigações e inferências delineadas a partir das atividades inerentes aos Jogos das Palavras e das Cifras. Constatou-se que esses jogos, em sala de aula, podem assumir função relevante no trabalho do professor, servindo-lhe de recurso alternativo e adaptável aos propósitos da educação numa perspectiva da aprendizagem significativa de David Ausubel e Joseph Novak. Porém, alguns resultados apontam para a necessidade de catalisar esforços para que novos estudos e pesquisas sejam realizadas a fim de aprimorar os aspectos pedagógicos e metodológicos da prática docente e para a melhoria da aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Welington Domingos Alves Domingos Alves, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Avançado Porto Franco

Professor mestre do Ensino Básico Técnico e Tecnológico Campus Avançado de Porto Franco, do Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Luiz Gustavo Fernandes Dos Santos, Instituto Federal do Maranhão Campus Avançado Porto Franco

Professor   mestre do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Campus Avançado de Porto Franco, do Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Referências

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

ALVES, Welington Domingos Alves Domingos; SANTOS, Luiz Gustavo Fernandes Dos. Jogando com a Matemática: uso de jogos para mediação do ensino- aprendizagem de conteúdos matemáticos. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 4, p. 84–93, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.84-93p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1240. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico