Aspectos Metodológicos da Abordagem do Conteúdo de Ergonomia nos Cursos de Engenharia Civil nas Instituições de Ensino Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.7-14p

Palavras-chave:

Engenharia Civil, Ergonomia, Metodologia de Ensino

Resumo

A contribuição potencial da ergonomia é fundamental para a formação dos engenheiros, visto que essa disciplina tem grandes contribuições à prevenção de doenças ocupacionais e no combate a acidentes principalmente em canteiros de obras. Entretanto, a plena aplicação desses conhecimentos ainda representa um desafio. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar os programas de ensino para o conteúdo de ergonomia nos cursos de engenharia civil nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. A abordagem metodológica consistiu em uma pesquisa qualitativa composta por uma revisão da literatura. A fim de subsidiar este método, buscou-se verificar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Engenharia Civil de 83 (oitenta e três) Universidades Públicas e Privadas de todas regiões geográficas do país. Após a análise dos dados, conclui-se que a aplicação do conteúdo de ergonomia como uma disciplina própria se torna mais eficaz nos aspectos de disponibilidade, distribuição dos assuntos, competências e habilidades.

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Biografia do Autor

Raday de Carvalho Ribeiro, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. *raday@ifto,edu,br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1704-6032.

Ariel Orlei Michaloski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. *ariel@utfpr.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5802-3764.

Antonio Augusto de Paula Xavier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. *augustox@utfpr.edu.br. ORCID:http://orcid.org/0000-0001-8800-1769.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

RIBEIRO, Raday de Carvalho; MICHALOSKI, Ariel Orlei; XAVIER, Antonio Augusto de Paula. Aspectos Metodológicos da Abordagem do Conteúdo de Ergonomia nos Cursos de Engenharia Civil nas Instituições de Ensino Brasileira. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 8, n. 4, p. 7–14, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.7-14p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1313. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico