Aspectos Metodológicos da Abordagem do Conteúdo de Ergonomia nos Cursos de Engenharia Civil nas Instituições de Ensino Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.7-14pPalavras-chave:
Engenharia Civil, Ergonomia, Metodologia de EnsinoResumo
A contribuição potencial da ergonomia é fundamental para a formação dos engenheiros, visto que essa disciplina tem grandes contribuições à prevenção de doenças ocupacionais e no combate a acidentes principalmente em canteiros de obras. Entretanto, a plena aplicação desses conhecimentos ainda representa um desafio. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar os programas de ensino para o conteúdo de ergonomia nos cursos de engenharia civil nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. A abordagem metodológica consistiu em uma pesquisa qualitativa composta por uma revisão da literatura. A fim de subsidiar este método, buscou-se verificar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Engenharia Civil de 83 (oitenta e três) Universidades Públicas e Privadas de todas regiões geográficas do país. Após a análise dos dados, conclui-se que a aplicação do conteúdo de ergonomia como uma disciplina própria se torna mais eficaz nos aspectos de disponibilidade, distribuição dos assuntos, competências e habilidades.Downloads
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