A relevância dos testes de produto na construção de artefatos educacionais nos mestrados e doutorados profissionais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i4.28-38pPalavras-chave:
Educational Product. Effectiveness Assesment. Quality Assesment. Technological Product. Types of Product Tests.Resumo
Embora sejam requisitos obrigatórios para a obtenção do título de mestre ou doutor nas pós-graduações stricto sensu de natureza profissional, os produtos educacionais ainda se mostram uma área a ser explorada no que tange a sua literatura no âmbito nacional. O presente estudo tem por objetivo evidenciar a relevância dos testes de desempenho para a avaliação de artefatos educacionais. Para a consecução deste intento, utilizou-se o método bibliográfico conceitual, o qual é constituído por quatro etapas. Estas fases são a) definição das perguntas de pesquisa, b) coleta de dados em bases científicas, c) organização e análise dos dados e d) geração das respostas para as questões norteadoras da pesquisa. A execução desses procedimentos permitiu a construção do marco teórico do estudo, que traz o escopo conceitual dos termos “produto educacional” e “testes de produto”. Além disso, a presente produção textual elenca e descreve os tipos de testes existentes para mensurar o nível de qualidade e efetividade dos produtos educacionais. Os tipos de teste apresentados são os relativos a: a) eficácia, b) eficiência, c) usabilidade, d) mercado, f) conformidade e g) confiabilidade. O estudo conclui que para que um protótipo (versão inicial de um artefato educacional) passe a ser considerado como produto, é necessário que o mesmo seja aprovado em todos estes testes antes de ser ter sua versão final divulgada para o seu público-alvo.Downloads
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