Desenvolvimento de um assistente virtual como suporte acadêmico do curso de licenciatura em Computação usando IA generativa personalizada e RAG
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1757Palavras-chave:
Assistente virtual, Automação acadêmica, Inteligência Artificial, Modelos de linguagem natural (LLM), Recuperação com geração aumentada (RAG)Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um assistente virtual voltado ao curso de licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins – Campus Araguatins, com o propósito de automatizar o atendimento às dúvidas frequentes da comunidade acadêmica. A iniciativa busca oferecer um canal de suporte mais ágil e acessível, especialmente em contextos com limitações de recursos humanos para atendimento contínuo. A solução utiliza técnicas de Inteligência Artificial, com modelos de linguagem em grande escala (LLM) para geração de respostas automáticas de forma contextualizada. O sistema foi integrado ao WhatsApp, permitindo que os usuários realizem perguntas e recebam respostas em tempo real, com base em documentos institucionais do curso previamente organizados e validados. Metodologicamente, adotou-se a abordagem de recuperação com geração aumentada (RAG), que combina a busca de documentos relevantes com a representação semântica de textos por meio de embeddings. As consultas dos usuários são convertidas em vetores e comparadas a uma base de dados vetorizada, permitindo a recuperação de conteúdos mais pertinentes. Os documentos são organizados e mantidos no Google Drive, o que facilita sua curadoria e atualização contínua. O assistente virtual foi projetado para responder perguntas frequentes (FAQ) da comunidade acadêmica, abrangendo desde informações básicas, como estrutura curricular, carga horária e horários de aulas, até conteúdos extraídos de documentos institucionais mais complexos, como regimentos, regulamentos de trabalho de conclusão de curso e estágio, atas, editais e demais normas internas do curso.Downloads
Métricas
Referências
CARVALHO JÚNIOR, C. F. de; CARVALHO, K. R. S. dos A. de. Chatbot: uma visão geral sobre aplicações inteligentes. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 2, n. 2, p. 68-84, 2018. DOI: 10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.68-84p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/140. Acesso em: 7 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.68-84p
DEMPORE, J.; MODUGU, K.; HESHAM, A.; RAMASAMY, L. The impact of ChatGPT on higher education. Frontiers in Education, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1206936. Acesso em: 29 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1206936
DIAS, A. Digital Service in Brazilian Large Collections: Proposed Mobile Solution Integrated to Chatbots applied to University Collections. Proceedings of The 5th International Conference on Modern Research in Engineering, Technology and Science, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33422/5th.icmets.2022.02.45. Acesso em: 29 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.33422/5th.icmets.2022.02.45
ILIEVA, G.; YANKOVA, T.; KLISAROVA-BELCHEVA, S.; DIMITROV, A.; BRATKOV, M.; ANGELOV, D. Effects of generative chatbots in higher education. Information, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/info14090492. Acesso em: 29 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/info14090492
JIANG, Z.; XU, F.; GAO, L.; SUN, Z.; LIU, Q.; DWIVEDI-YU, J.; YANG, Y.; CALLAN, J.; NEUBIG, G. Active retrieval augmented generation. In: CONFERENCE ON EMPIRICAL METHODS IN NATURAL LANGUAGE PROCESSING, 2023, Stroudsburg, Singapore. Proceedings […]. Stroudsburg: Association for Computational Linguistics, 2023. p. 7969-7992. Disponível em: https://aclanthology.org/2023.emnlp-main.499. Acesso em: 29 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.18653/v1/2023.emnlp-main.495
KAYALI, B.; YAVUZ, M.; BALAT, Ş.; ÇALIŞAN, M. Investigation of student experiences with ChatGPT-supported online learning applications in higher education. Australasian Journal of Educational Technology, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.14742/ajet.8915. Acesso em: 29 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.8915
LEE, K.; JO, J.; KIM, J.; KANG, Y. Can chatbots help reduce the workload of administrative officers? Implementing and deploying FAQ chatbot service in a university. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON HUMAN-COMPUTER INTERACTION, 21., 2019, Orlando. Proceedings […]. Cham: Springer, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-23522-2_45. Acesso em: 22 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-23522-2_45
LI, Y. The potential application of ChatGPT in higher education management. Lecture Notes in Education Psychology and Public Media, [S. l.], v. 25, p. 7439, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.54254/2753-7048/25/20230750. Acesso em: 22 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.54254/2753-7048/25/20230750
LO, C. What is the impact of ChatGPT on education? A rapid review of the literature. Education Sciences, v. 13, n. 4, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci13040410. Acesso em: 29 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci13040410
MENDOZA, S.; SÁNCHEZ-ADAME, L.; URQUIZA-YLLESCAS, J.; GONZÁLEZ-BELTRÁN, B.; DECOUCHANT, D. A model to develop chatbots for assisting the teaching and learning process. Sensors, Basel, Switzerland, v. 22, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/s22155532. Acesso em: 29 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/s22155532
PÉREZ, J.; DARADOUMIS, T.; PUIG, J. Rediscovering the use of chatbots in education: A systematic literature review. Computer Applications in Engineering Education, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1002/cae.22326. Acesso em: 29 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/cae.22326
SHAN, H.; SHAN, Y. Retrieval-augmented generation: an architecture overview. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND SOFT COMPUTING – ICAISC, 2024, Cham. Proceedings […]. Cham: Springer, 2024. p. 62-75. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-77954-1_6. Acesso em: 30 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ronald Ruan Pereira Soares, Fábio Emanuell Abreu Cardoso, Nicolas Heitor Feitosa Costa, Ramasio Ferreira de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.












