Desenvolvimento de um assistente virtual como suporte acadêmico do curso de licenciatura em Computação usando IA generativa personalizada e RAG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1757

Palavras-chave:

Assistente virtual, Automação acadêmica, Inteligência Artificial, Modelos de linguagem natural (LLM), Recuperação com geração aumentada (RAG)

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um assistente virtual voltado ao curso de licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins – Campus Araguatins, com o propósito de automatizar o atendimento às dúvidas frequentes da comunidade acadêmica. A iniciativa busca oferecer um canal de suporte mais ágil e acessível, especialmente em contextos com limitações de recursos humanos para atendimento contínuo. A solução utiliza técnicas de Inteligência Artificial, com modelos de linguagem em grande escala (LLM) para geração de respostas automáticas de forma contextualizada. O sistema foi integrado ao WhatsApp, permitindo que os usuários realizem perguntas e recebam respostas em tempo real, com base em documentos institucionais do curso previamente organizados e validados. Metodologicamente, adotou-se a abordagem de recuperação com geração aumentada (RAG), que combina a busca de documentos relevantes com a representação semântica de textos por meio de embeddings. As consultas dos usuários são convertidas em vetores e comparadas a uma base de dados vetorizada, permitindo a recuperação de conteúdos mais pertinentes. Os documentos são organizados e mantidos no Google Drive, o que facilita sua curadoria e atualização contínua. O assistente virtual foi projetado para responder perguntas frequentes (FAQ) da comunidade acadêmica, abrangendo desde informações básicas, como estrutura curricular, carga horária e horários de aulas, até conteúdos extraídos de documentos institucionais mais complexos, como regimentos, regulamentos de trabalho de conclusão de curso e estágio, atas, editais e demais normas internas do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ronald Ruan Pereira Soares, Instituto Federal do Tocantins

Graduado em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal do Tocantins. Araguatins, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: ronald.soares@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-0436-2863. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8884531424607853.

Fábio Emanuell Abreu Cardoso, Instituto Federal do Tocantins

Graduando em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal do Tocantins. Araguatins, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: fabio.cardoso2@estudante.ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-8785-2058. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2187766632140720.

Nicolas Heitor Feitosa Costa, Instituto Federal do Tocantins

Graduado em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal do Tocantins. Araguatins, Tocantins, Brasil.  Endereço eletrônico: nicolas.costa@estudante.ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-8240-3123. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3399040278169889.

Ramasio Ferreira de Melo, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Computação pela Universidade Federal de Pelotas. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Araguatins, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: ramasiomelo@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9847-3460. Currículo Lattes: https://orcid.org/0000-0001-9847-3460.

Referências

CARVALHO JÚNIOR, C. F. de; CARVALHO, K. R. S. dos A. de. Chatbot: uma visão geral sobre aplicações inteligentes. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 2, n. 2, p. 68-84, 2018. DOI: 10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.68-84p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/140. Acesso em: 7 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.68-84p

DEMPORE, J.; MODUGU, K.; HESHAM, A.; RAMASAMY, L. The impact of ChatGPT on higher education. Frontiers in Education, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1206936. Acesso em: 29 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1206936

DIAS, A. Digital Service in Brazilian Large Collections: Proposed Mobile Solution Integrated to Chatbots applied to University Collections. Proceedings of The 5th International Conference on Modern Research in Engineering, Technology and Science, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33422/5th.icmets.2022.02.45. Acesso em: 29 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.33422/5th.icmets.2022.02.45

ILIEVA, G.; YANKOVA, T.; KLISAROVA-BELCHEVA, S.; DIMITROV, A.; BRATKOV, M.; ANGELOV, D. Effects of generative chatbots in higher education. Information, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/info14090492. Acesso em: 29 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/info14090492

JIANG, Z.; XU, F.; GAO, L.; SUN, Z.; LIU, Q.; DWIVEDI-YU, J.; YANG, Y.; CALLAN, J.; NEUBIG, G. Active retrieval augmented generation. In: CONFERENCE ON EMPIRICAL METHODS IN NATURAL LANGUAGE PROCESSING, 2023, Stroudsburg, Singapore. Proceedings […]. Stroudsburg: Association for Computational Linguistics, 2023. p. 7969-7992. Disponível em: https://aclanthology.org/2023.emnlp-main.499. Acesso em: 29 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.18653/v1/2023.emnlp-main.495

KAYALI, B.; YAVUZ, M.; BALAT, Ş.; ÇALIŞAN, M. Investigation of student experiences with ChatGPT-supported online learning applications in higher education. Australasian Journal of Educational Technology, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.14742/ajet.8915. Acesso em: 29 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.8915

LEE, K.; JO, J.; KIM, J.; KANG, Y. Can chatbots help reduce the workload of administrative officers? Implementing and deploying FAQ chatbot service in a university. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON HUMAN-COMPUTER INTERACTION, 21., 2019, Orlando. Proceedings […]. Cham: Springer, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-23522-2_45. Acesso em: 22 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-23522-2_45

LI, Y. The potential application of ChatGPT in higher education management. Lecture Notes in Education Psychology and Public Media, [S. l.], v. 25, p. 7439, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.54254/2753-7048/25/20230750. Acesso em: 22 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.54254/2753-7048/25/20230750

LO, C. What is the impact of ChatGPT on education? A rapid review of the literature. Education Sciences, v. 13, n. 4, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci13040410. Acesso em: 29 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci13040410

MENDOZA, S.; SÁNCHEZ-ADAME, L.; URQUIZA-YLLESCAS, J.; GONZÁLEZ-BELTRÁN, B.; DECOUCHANT, D. A model to develop chatbots for assisting the teaching and learning process. Sensors, Basel, Switzerland, v. 22, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/s22155532. Acesso em: 29 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/s22155532

PÉREZ, J.; DARADOUMIS, T.; PUIG, J. Rediscovering the use of chatbots in education: A systematic literature review. Computer Applications in Engineering Education, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1002/cae.22326. Acesso em: 29 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/cae.22326

SHAN, H.; SHAN, Y. Retrieval-augmented generation: an architecture overview. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND SOFT COMPUTING – ICAISC, 2024, Cham. Proceedings […]. Cham: Springer, 2024. p. 62-75. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-77954-1_6. Acesso em: 30 abr. 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

SOARES, Ronald Ruan Pereira; CARDOSO, Fábio Emanuell Abreu; COSTA, Nicolas Heitor Feitosa; MELO, Ramasio Ferreira de. Desenvolvimento de um assistente virtual como suporte acadêmico do curso de licenciatura em Computação usando IA generativa personalizada e RAG. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1757, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1757. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1757. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico