Desempenho e características da carcaça e da carne de frangos da linhagem Pesadão Vermelho com inclusão de farinha de banana na dieta
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.47-58pPalavras-chave:
Frangos caipiras, Resíduo de banana, Semi-intensivoResumo
Objetivou-se avaliar os efeitos da inclusão da farinha de banana verde (FBV) na dieta de frangos da linhagem Pesadão Vermelho, criados em sistema semi-intensivo, observando-lhes o desempenho, as características da carcaça e da carne e o comportamento animal. Os tratamentos consistiram na inclusão de 0, 5, 10, 15% de FBV. A inclusão da FBV em até 15% nas dietas de frangos da linhagem Pesadão Vermelho não alterou (p>0,05) o ganho de peso e a conversão alimentar, entretanto o consumo de ração foi influenciado (p<0,05) pelos níveis de inclusão apresentando redução do consumo quando incluiu-se 15% de FBV. A inclusão de até 15% de FBV não alterou (p<0,05) as características de carcaça, porém observou-se maior rendimento de carcaça com até 10% de inclusão de FBV. O comportamento animal ingestivo sofreu influência com a inclusão de farinha de banana na dieta, com maior número de observações nos períodos de 8h as 10h e de 11h as 13h. Já o comportamento de conforto sofreu reduções com o aumento dos níveis de farinha de banana verde. A farinha de banana pode ser incluída em rações para frangos caipiras da linhagem Pesadão Vermelho em até 15% da dieta sem comprometer o desempenho animal e as características da carcaça e da carne.Downloads
Métricas
Referências
ALENCAR, D. P. et al. Feijão guandu cru na alimentação de frangos caipiras criados em sistema semi-intensivo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 49, p. 737-744, 2014.
ÂNGELO, F. A; FERREIRA, V. de A. Avaliação do desempenho de aves caipira de cortes alimentadas com mandioca (Manihot esculenta Crantz) em substituição ao milho. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 4, n. 2, p. 2174-2182, 2021.
ARAÚJO, V. A. de. Criação de galinhas caipiras: implantação de sistema de alimentação alternativo em assentamento rural. Cadernos de Agroecologia – Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe, v. 15, n. 2, 2020.
CASTRO, C. P. de.; LINS, L. C. R. de. Avaliação de perdas pós-colheita de bananas prata-anã e ‘grand naine’ na região do perímetro irrigado Manuel Alves. In: 12°JICE, CNPq, 2021.
DIAS, A. N. et al. Linhagens de frangos caipiras criadas em sistema semi-intensivo em região de clima quente. Pesquisa Agropecuária Brasileira. Brasília, v. 51, n. 12, p. 2010-2017, 2016.
FREITAS, G. M. Propositura de investimento para criação de frango caipira na perspectiva do pequeno produtor. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, 2019.
GONÇALVES, S. A. et al. Behavioral and physiological responses of different genetic lines of free-range broiler raised on a semi-intensive system. Journal of Animal Behaviour and Biometeorology. 2017.
LIMA, E. D. X. de. Rendimento da carcaça e dos cortes comerciais de frangos (Label Rouge) alimentados com inclusão de 7% do farelo da semente de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) em substituição ao milho. 28 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Graduação em Zootecnia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
LOUREIRO, R. R. S. et al. Farelo de tomate (Lycopersicum esculentum Mill.) na alimentação de poedeiras comerciais. Acta Scientiarum Animal Science, v.29, n.4, p.387-394, 2007.
LUDKE, J. V.; SCHEUERMANN, G. N.; BERTOL, T. M. Alternativas ao milho na fabricação de rações para a avicultura. Avicultura Industrial, n. 3, ed. 1317, 2022.
MADEIRA, L. A. et al. Avaliação do desempenho e do rendimento de carcaça de quatro linhagens de frangos de corte em dois sistemas de criação. Revista Brasileira de Zootecnia. v.39, n.10, p.2214-2221, 2010.
MASCARENHAS, G. C. C. Banana: Comercialização e mercados. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 20, n. 196, p. 97-108, 1999.
MORAES NETO, J. M. et al. Componentes químicos da farinha de banana (Musa sp.) obtida por meio de secagem natural. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v .2, p. 316-318, 1998.
PAULINO, M.T.F. et al. Criação de frangos de corte e acondicionamento térmico em suas instalações: Revisão. Pubvet, v. 13, p. 1-14, 2019.
ROSTAGNO, H.S. (Ed.). Tabelas brasileiras para aves e suínos: composição de alimentos e exigências nutricionais. 3ª ed. Viçosa: UFV, 2011.
RURALTINS. Fruticultura- Manuel Alves. Cerrado Rural, 2018.
SÁ, A. A. de. et al. Avaliação físico-química e nutricional de farinhas de banana verde com casca elaboradas a partir de variedades distintas. Brazilian Journal of Food Technology, v. 24, p., 2021.
SANTOS, J. L. V. dos et al. Avaliação dos parâmetros ambientais e fisiológicos para frangos de corte linhagem caipira em diferentes fases de criação na Amazônia Ocidental. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 61607-61622, 2020.
SILVA, J. V. A. et al. Níveis de inclusão da torta da semente de cupuaçu na dieta de frangos caipiras criados na Amazônia Ocidental. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. v. 20, n. 1, p. 1-7, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sítio Novo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.