Educação e pandemia da covid-19: a importância das tecnologias de comunicação e informação neste cenário
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.59-76pPalavras-chave:
Educação, Ensino remoto, Pandemia, TICsResumo
A presente pesquisa situa o debate da educação no contexto pandêmico e, consequentemente, o distanciamento de camadas sociais em relação aos acessos tecnológicos, tidos naquele momento como instrumentos de comunicação e conhecimento. Dessa forma, o estudo se justifica por considerar a grandeza deste desafio na realidade socioeconômica do país, que já era presente antes mesmo do início da crise sanitária. Assim, compreendemos os desafios do estudo remoto durante a pandemia e como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram importantes para aproximar alunos e professores em cenários de crises diversas. O objetivo geral busca analisar os impactos da pandemia da covid-19 na educação, considerando a importância das tecnologias de comunicação e informação nesse contexto. A pesquisa aborda a seguinte metodologia: trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, por considerar o estudo de trabalhos publicados sobre a temática, e apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com base no levantamento e na diversidade de informações do assunto em questão. Nesse sentido, foi observado que a educação sofreu muitos impactos, como a exclusão digital; o pouco acesso à internet por muitas famílias no Brasil; a falta de recursos materiais para escolas e instituições; a invasão de privacidade e exposição de alunos e professores; a falta de organização e ações realizadas sem nenhum planejamento; o agravamento da saúde mental promovida pelo isolamento social; e a insegurança do futuro durante a pandemia. Os resultados do trabalho, em suma, mostraram as fragilidades de conduzir o ensino no Brasil em tempos de pandemia, embora, mesmo antes da pandemia, a educação brasileira apresentasse desigualdades estruturais e imateriais.Downloads
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