Análise de metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizado
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1549Palavras-chave:
Ambiente virtual, Bibliometria, Metodologias ativas, Plataforma de ensino, Revisão sistemática da literaturaResumo
A educação vem sofrendo modificações devido à inserção da tecnologia da informação na rotina da sociedade, e os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) surgem como ferramentas essenciais de disponibilização e organização de materiais e interação entre professor, tutor e aluno. As metodologias ativas vêm com intuito de colocar o aluno como protagonista no processo de desenvolvimento do conhecimento, além de estimular o pensamento crítico e criativo. Logo, tal pesquisa tem como objetivo fornecer uma revisão sistemática da literatura (RSL) para identificação das metodologias ativas aplicadas nos AVA, possibilitando o direcionamento de novas pesquisas relacionadas ao tema e a identificação das lacunas na literatura. Como metodologia, foi utilizada uma RSL com buscas na base Scopus, além da utilização do Mendeley Desktop e VOSviewer. Como resultado, tem-se que as pesquisas recentes que integram metodologias ativas e AVA envolvem aprendizagem por meio de jogos (game-based learning – GBL), aprendizagem em equipe (team-based learning – TBL), sala de aula invertida (flipped classroom – FC) e aprendizagem baseada em projetos (project-based learning – PBL) no nível superior, e a plataforma mais utilizada é o Moodle. Identificou-se a aplicação de duas metodologias que são pouco discutidas na literatura: teoria do aprendizado experimental (experiential learning theory – ELT) e passivo, ativo, construtivo e interativo (interactive, constructive, active, passive – ICAP). O distanciamento social foi um fator recorrente na motivação da aplicação das metodologias ativas nos AVA. E, como trabalhos futuros, sugere-se a ampliação das bases de artigos científicos a serem exploradas.Downloads
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