Análise de metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1549

Palavras-chave:

Ambiente virtual, Bibliometria, Metodologias ativas, Plataforma de ensino, Revisão sistemática da literatura

Resumo

A educação vem sofrendo modificações devido à inserção da tecnologia da informação na rotina da sociedade, e os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) surgem como ferramentas essenciais de disponibilização e organização de materiais e interação entre professor, tutor e aluno. As metodologias ativas vêm com intuito de colocar o aluno como protagonista no processo de desenvolvimento do conhecimento, além de estimular o pensamento crítico e criativo. Logo, tal pesquisa tem como objetivo fornecer uma revisão sistemática da literatura (RSL) para identificação das metodologias ativas aplicadas nos AVA, possibilitando o direcionamento de novas pesquisas relacionadas ao tema e a identificação das lacunas na literatura. Como metodologia, foi utilizada uma RSL com buscas na base Scopus, além da utilização do Mendeley Desktop e VOSviewer. Como resultado, tem-se que as pesquisas recentes que integram metodologias ativas e AVA envolvem aprendizagem por meio de jogos (game-based learning – GBL), aprendizagem em equipe (team-based learning – TBL), sala de aula invertida (flipped classroom – FC) e aprendizagem baseada em projetos (project-based learning – PBL) no nível superior, e a plataforma mais utilizada é o Moodle. Identificou-se a aplicação de duas metodologias que são pouco discutidas na literatura: teoria do aprendizado experimental (experiential learning theory – ELT) e passivo, ativo, construtivo e interativo (interactive, constructive, active, passive – ICAP). O distanciamento social foi um fator recorrente na motivação da aplicação das metodologias ativas nos AVA. E, como trabalhos futuros, sugere-se a ampliação das bases de artigos científicos a serem exploradas.

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Biografia do Autor

Letícia Ribeiro Pinto de Oliveira, Instituto Federal do Tocantins

Especialista em Educação e Tecnologias Digitais pelo Instituto Federal do Tocantins. Paraíso do Tocantins, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: leticia.oliveira17@estudante.ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-7626-2395.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7279922693034094.

Ivo Sócrates Moraes de Oliveira, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Engenharia da Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Paraíso do Tocantins, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: ivo@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6539-6235. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0952441126853899.

Edson Marcelino Alves, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Formoso do Araguaia, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: edson.alves@ifto.edu.br.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3633-0824. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7268943188554082.

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Publicado

2025-05-26

Como Citar

OLIVEIRA, Letícia Ribeiro Pinto de; OLIVEIRA, Ivo Sócrates Moraes de; ALVES, Edson Marcelino. Análise de metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizado. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1549, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1549. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1549. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico