Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Biologia: Dificuldades e Possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1648Palavras-chave:
Celular no ensino, Ensino de Biologia e as TICs, Ensino de Ciências e as TICS, Formação de professores e as TICs, Recursos didáticos e as TICs.Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) oferecem variados recursos que podem e devem ser utilizados como ferramentas didático-pedagógicas no ensino de Ciências e Biologia e de outras áreas, tornando-se indispensáveis para o processo de ensino e aprendizagem moderno, dinâmico e atrativo para a geração atual de nativos digitais ou não. A tecnologia está cada dia mais presente nos espaços de convivência humana, configurando-se como recurso aplicável nos processos de ensino e aprendizagem e de formação geral de todos, e desperta reflexões sobre a necessidade de diversificação de recursos tecnológicos a serem aplicados para proporcionar a aquisição de competências e habilidades nas mais variadas áreas de conhecimento. Este trabalho objetivou descrever os desafios, as possibilidades e a importância do uso das TICs no ensino de Ciências e Biologia. Considerando a metodologia da pesquisa, sua modalidade é teórica, qualitativa e descritiva, realizada por meio do método de revisão bibliográfica, com a técnica levantamento de artigos publicados, livros e outros textos sobre o tema, nos repositórios Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da Capes, sites de jornal ou blogs de autores que abordem a temática TICs aplicada ao ensino. Como resultados apontamos que ainda existem escolas sem infraestrutura para ensinar por meio de TICs e professores sem formação em TICs para o ensino, e, por fim, indicamos aos professores que busquem sites, softwares educacionais, aplicativos, cursos, eventos e outros meios para se apropriarem das TICs, realizando cursos e participando de eventos nessa área, visando a aperfeiçoar seu domínio sobre as TICs no ensino.Downloads
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