A comunicação como parcela da formação integral discente no Campus Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense (IFF)
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1711Palavras-chave:
Comunicação, Educação Profissional, Educomunicação, Formação Integral, Revista EscolarResumo
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa de mestrado com o objetivo de investigar de que forma é possível contribuir para o processo de formação integral dos estudantes do Campus Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense, por meio da comunicação. Para tanto, foram estudadas as principais Teorias da Comunicação e sua relação com as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Foi desenvolvido um produto educacional, a revista digital “What iff?”, com foco na comunicação com o intuito de contribuir para a formação integral dos estudantes em dois níveis: o de estudantes leitores e o de estudantes participantes de sua construção. Esta é uma pesquisa de campo, aplicada, qualitativa e de cunho exploratório, realizada com estudantes do curso Técnico de Eletromecânica do Campus Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense. A pesquisa se deu em três etapas, na primeira, os participantes responderam a um questionário com perguntas sobre sua percepção acerca da comunicação no campus, posteriormente, foi construído o produto educacional proposto com a participação ativa de estudantes do campus e, por fim, o produto educacional foi apresentado aos estudantes para avaliação com um novo questionário. A revista criada aborda assuntos de interesse da comunidade escolar, como informações sobre a constituição e o funcionamento do campus, a memória do campus, as informações culturais e de divulgação científica com experimentos realizados pelos estudantes. A pesquisa com os participantes ocorreu segundo o planejado e as informações obtidas foram importantes para a elaboração do produto educacional proposto, que foi bem avaliado pelos participantes.Downloads
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