A comunicação como parcela da formação integral discente no Campus Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense (IFF)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1711

Palavras-chave:

Comunicação, Educação Profissional, Educomunicação, Formação Integral, Revista Escolar

Resumo

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa de mestrado com o objetivo de investigar de que forma é possível contribuir para o processo de formação integral dos estudantes do Campus Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense, por meio da comunicação. Para tanto, foram estudadas as principais Teorias da Comunicação e sua relação com as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Foi desenvolvido um produto educacional, a revista digital “What iff?”, com foco na comunicação com o intuito de contribuir para a formação integral dos estudantes em dois níveis: o de estudantes leitores e o de estudantes participantes de sua construção. Esta é uma pesquisa de campo, aplicada, qualitativa e de cunho exploratório, realizada com estudantes do curso Técnico de Eletromecânica do Campus Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense. A pesquisa se deu em três etapas, na primeira, os participantes responderam a um questionário com perguntas sobre sua percepção acerca da comunicação no campus, posteriormente, foi construído o produto educacional proposto com a participação ativa de estudantes do campus e, por fim, o produto educacional foi apresentado aos estudantes para avaliação com um novo questionário. A revista criada aborda assuntos de interesse da comunidade escolar, como informações sobre a constituição e o funcionamento do campus, a memória do campus, as informações culturais e de divulgação científica com experimentos realizados pelos estudantes. A pesquisa com os participantes ocorreu segundo o planejado e as informações obtidas foram importantes para a elaboração do produto educacional proposto, que foi bem avaliado pelos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Pereira da Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. Professor do Instituto Federal Fluminense. Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil. Endereço eletrônico: lpsilva@iff.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-8654-5627.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5850393324474995.

Raphael Argento de Souza, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Design pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Mesquita, Rio de Janeiro, Brasil. Endereço eletrônico: raphael.souza@ifrj.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6933-395X.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9909127850916833.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 17 fev. 2025.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez 2012. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.3i3.p6122

CORDEIRO, R. V.; ALTOÉ, R. O. Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 17, n. 39, p. 253-270, 2021. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.11627

COSTA, Vanessa Pereira; SILVEIRA DE SENNA, Mary Lúcia Gomes; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; CASTILHO, Weimar Silva. Transposição didática em propostas de produtos educacionais no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFTO. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 7, n. 3, p. 5–20, 2023. DOI: 10.47236/2594-7036.2023.v7.i3.5-20p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1220. Acesso em: 10 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i3.5-20p

FREINET, C. O jornal escolar. São Paulo: Estampa, 1974.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação?. 17ª ed., Paz e Terra, 1983.

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KAPLÚN, G. Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, n. 27, p. 46-60, 2003. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p46-60

SAMARA, T. Making and breaking the grid: A graphic design layout workshop. Rockport Publishers, 2023.

Downloads

Publicado

2025-07-16

Como Citar

SILVA, Leonardo Pereira da; SOUZA, Raphael Argento de. A comunicação como parcela da formação integral discente no Campus Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense (IFF). Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1711, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1711. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1711. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico