A pedagogia, a pesquisa e suas articulações na formação do pedagogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.20-29p

Resumo

Desde a sua regulamentação, o curso de Pedagogia vem sofrendo alterações no que diz respeito à atuação do docente quanto aos conteúdos curriculares. Nesse sentido, buscou-se analisar a evolução do curso para constatar a importância da prática de pesquisa e suas articulações para a estruturação do seu currículo, e também para analisar os desdobramentos da práxis pedagógica ao longo dos anos diante da prática de pesquisa. Utilizou-se a metodologia de pesquisa documental e bibliográfica para o levantamento dos dados. Os resultados revelam que: o curso de Pedagogia ampliou-se consideravelmente nos últimos anos; no currículo, enfatizou-se a prática pedagógica; na atuação do pedagogo, observou-se a construção de uma identidade importante diante dos desafios do século XXI; e identificou-se também que a pesquisa na formação do pedagogo é um dos principais artefatos para o aperfeiçoamento da práxis pedagógica.Palavras-chave: Currículo. Pedagogia. Pesquisa. Práxis pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafaela dos Santos da Silva Araujo, Faculdade Campos Elíseos

Licenciada em Pedagogia, pós-graduada em Metodologias e Práticas Educativas do Ensino Fundamental, pesquisadora na área de Direito aplicado à Educação e Legislação Educacional na Faculdade Campos Elíseos.

Edmar da Silva Araujo, Faculdade Campos Elíseos

Licenciado em Pedagogia, pós-graduado em Metodologias e Práticas Educativas do Ensino Fundamental, pesquisador na área de Gestão Escolar e Legislação Educacional na Faculdade Campos Elíseos.

Referências

ANDRÉ, M (org.). Pesquisa, formação e prática docente. In: ______. O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001.

BARBOSA, D. Manual de pesquisa: metodologia de estudos e elaboração de monografia. 2.ed. São Paulo: Expressão e Arte, 2012.

BRASIL. Decreto-Lei n.º 1.190, de 4 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Brasília, DF, 4 abr. 1939. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del1190.htm. Acesso em: 15 set. 2018.

BRASIL. Parecer n.º CNE/CP 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 8 maio 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf. Acesso em: 14 set. 2018.

BRASIL. Parecer CNE/CP n.º 5/2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, DF, 13 dez. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em: 14 set. 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 1 de 16 maio de 2006. Brasília. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 15 set. 2018.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GHIRALDELLI JR, P. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

LISITA, V.; ROSA, D.; LIPOVETSKY, N. Formação de professores e pesquisa: uma relação possível? In: ANDRÉ, M. (Org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001.

LÜDKE, M. A complexa relação entre professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. (Org.). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Como Citar

ARAUJO, Rafaela dos Santos da Silva; ARAUJO, Edmar da Silva. A pedagogia, a pesquisa e suas articulações na formação do pedagogo. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 3, n. 1, p. 20–29, 2019. DOI: 10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.20-29p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/173. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico