Práticas de leitura no contexto pandêmico e pós-pandêmico: um retrato das estratégias aplicadas nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1732Palavras-chave:
Anos iniciais do ensino fundamental, Pandemia de Covid-19, Práticas de leituraResumo
A pandemia da Covid-19 impôs reestruturações em distintas dimensões da sociedade, impactando o campo educacional. As medidas de distanciamento social exigiram a implementação emergencial do ensino remoto, acarretando a necessidade de reorganização dos processos de ensino e aprendizagem, com ênfase na reformulação das práticas pedagógicas. Isso posto, questiona-se: quais práticas de leitura foram aplicadas no contexto pandêmico e pós-pandêmico nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UEL? O objetivo geral consiste em identificar as estratégias de leitura realizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UEL na pandemia e na pós-pandemia. Os procedimentos metodológicos adotados para essa investigação foram a pesquisa bibliográfica e de campo com tratamento qualitativo de dados. Dentre os principais resultados, destacam-se: a utilização de livros em formato digital (PDF); a contação de histórias realizada pelos próprios estudantes, mediada pela plataforma Google Meet, fundamentada em narrativas previamente lidas ou ouvidas; a partilha de trechos das obras durante rodas de conversa síncronas; a leitura de textos projetados em tela; e a contação de histórias autorais elaboradas pelas docentes. A prática da leitura, nesse contexto, configura-se como um instrumento pedagógico que amplia o acesso a diferentes saberes, ideias, culturas, gêneros discursivos e contextos socioculturais, promovendo a investigação, a exploração, a reflexão, a interpretação e a construção de sentidos. Tais práticas podem contribuir para a formação da criança como sujeito leitor crítico, consciente de sua condição no mundo e protagonista na produção de novos conhecimentos.Downloads
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