Práticas de leitura no contexto pandêmico e pós-pandêmico: um retrato das estratégias aplicadas nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1732

Palavras-chave:

Anos iniciais do ensino fundamental, Pandemia de Covid-19, Práticas de leitura

Resumo

A pandemia da Covid-19 impôs reestruturações em distintas dimensões da sociedade, impactando o campo educacional. As medidas de distanciamento social exigiram a implementação emergencial do ensino remoto, acarretando a necessidade de reorganização dos processos de ensino e aprendizagem, com ênfase na reformulação das práticas pedagógicas. Isso posto, questiona-se: quais práticas de leitura foram aplicadas no contexto pandêmico e pós-pandêmico nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UEL? O objetivo geral consiste em identificar as estratégias de leitura realizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UEL na pandemia e na pós-pandemia. Os procedimentos metodológicos adotados para essa investigação foram a pesquisa bibliográfica e de campo com tratamento qualitativo de dados. Dentre os principais resultados, destacam-se: a utilização de livros em formato digital (PDF); a contação de histórias realizada pelos próprios estudantes, mediada pela plataforma Google Meet, fundamentada em narrativas previamente lidas ou ouvidas; a partilha de trechos das obras durante rodas de conversa síncronas; a leitura de textos projetados em tela; e a contação de histórias autorais elaboradas pelas docentes. A prática da leitura, nesse contexto, configura-se como um instrumento pedagógico que amplia o acesso a diferentes saberes, ideias, culturas, gêneros discursivos e contextos socioculturais, promovendo a investigação, a exploração, a reflexão, a interpretação e a construção de sentidos. Tais práticas podem contribuir para a formação da criança como sujeito leitor crítico, consciente de sua condição no mundo e protagonista na produção de novos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Thais Christine de Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Pedagoga pela Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico:  thaiscoliveira13@gmail.com.Orcid: https://orcid.org/0009-0003-6235-1842. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9966568844804739. 

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: tiroli@uel.br.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7912-8319. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4012511514272072.  

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: adrianar@uel.br.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9346-5311. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3324193224582884.

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

SILVA, Thais Christine de Oliveira da; TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de Jesus. Práticas de leitura no contexto pandêmico e pós-pandêmico: um retrato das estratégias aplicadas nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1732, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1732. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1732. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico