Letramento e formação do professor de língua portuguesa: políticas, perspectivas e tensões
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.30-38pResumo
Este estudo propõe algumas reflexões referentes ao processo de formação e letramento do professor de Língua Portuguesa como língua materna à luz das políticas, perspectivas e tensões nos contextos de ensino, a partir de Justina (2004), Borges (2004), Kleiman (2006) entre outros, com a finalidade de discutir o conceito de letramento e suas contribuições no contexto socioeducativo; destacar a função das políticas linguísticas na formação inicial e continuada de professores; apresentar as perspectivas e tensões no exercício da docência e refletir sobre a atuação do professor na função de agente propositor de letramento. Assim, estes apontamentos compartilham das contribuições de estudiosos que ampliam as discussões subjacentes à formação e à profissionalização do Ser professor de Língua Portuguesa.Palavras-chave: Letramento do professor. Formação inicial e continuada. Políticas linguísticas.Downloads
Métricas
Referências
BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Tarefas da educação linguística no Brasil. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais/ Faculdade de Letras, 2005. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 30 mar. 2017.
BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004.
BRASIL. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. Brasília, DF: Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2010. Disponível em: www.capes.gov.br. Acesso em: 15 fev. 2017.
JUSTINA, Eliege Wernke Niehues Dela. Nível de letramento do professor: implicações para o trabalho com o gênero textual em sala de aula. In: Linguagem em (Dis)curso. Tubarão, v. 4, n. 2, p. 349-370, jan./jun. 2004. Disponível em: www.portaldeperiodicos.unisul.br. Acesso em: 20 jan. 2017.
KLEIMAN, Angela Bastos. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues. (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
KLEIMAN, Angela Bastos. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. In: Filologia Linguística Portuguesa, n. 8, p. 409-424, 2006. Disponível em: www.revistas.usp.br. Acesso em: 20 jan. 2017.
NÓVOA. Antônio. Professores: imagens do futuro. Lisboa: Educa, 2009.
PARECER CNE/CES 0079/2002. Qual é a diferença entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional? Publicado: terça, 29 novembro -0001, 20:53, última atualização: segunda, 22 jun., 2015, 11:11. Disponível em: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7419-mestrado-profissional. Acesso em: 1º mar. 2017.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. O letramento na ontogênese: uma perspectiva socioconstrutivista. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues. (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando? In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Helena Rodrigues. (Orgs.). Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
SILVA, Wagner Rodrigues. Reflexão pela escrita no estágio supervisionado da licenciatura: pesquisa em linguística aplicada. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
SOUSA, Ivan Vale de. Multiletramentos e práticas pedagógicas. In: ARTFACTUM: Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia. Ano VII, nº 02, 2015. Disponível em: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php?journal=artefactum&page=article&op=view&path[]=766&path[]=499. Acesso em: 20 dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.