A construção de um produto educacional direcionado aos Núcleos Docentes Estruturantes de cursos de Licenciatura em Matemática
elementos potencializadores para o fomento da Educação Financeira
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1829Palavras-chave:
Educação financeira, Formação de professores, Licenciatura em Matemática, Produto educacionalResumo
Neste artigo socializamos parte dos movimentos decorrentes de nossa vivência em um programa de Mestrado Profissional da área de Ensino de Ciências e Matemática e da construção de um produto educacional direcionado a problematizar os achados de uma investigação a respeito das perspectivas de Educação Financeira presentes em projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática. O produto educacional construído, direcionado a docentes dos Núcleos Docentes Estruturantes de cursos de Licenciatura em Matemática, advém de uma pesquisa de mapeamento dos projetos pedagógicos dos cursos ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das regiões sudeste e sul. Na análise desses documentos identificamos alguns incômodos, dentre os quais (i) a escassez de espaços de discussão sobre a Educação Financeira, (ii) a ausência de sinalizações de práticas reflexivas sobre questões éticas e sociais relacionadas à Educação Financeira, (iii) a indicação de referenciais bibliográficos vinculados a campos de conhecimento estranhos à Educação e à Formação de Professores e (iv) a pouca articulação de discussões problematizadoras da prática do futuro professor na Educação Básica, em um contexto de pós-formação. Esses fatores foram cruciais para a construção do que nomeamos como elementos potencializadores para o fomento da Educação Financeira no contexto da formação inicial de professores de matemática.Downloads
Métricas
Referências
BARBOSA, J. C. Formatos insubordinados de dissertações e teses na Educação Matemática. In: D’AMBRÓSIO, B.S.; LOPES, C.E. (Org.). Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática. Campinas: Mercado de Letras, p. 347-367, 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7/2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 49-50, 19 de dezembro de 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 10 jan. 2025
CECCO, B.L. et al. Panorama das Licenciaturas em Matemática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia- IFs - nas Regiões Sudeste e Sul: adequação à Resolução CNE-CP 02/2015. In: ZAIDAN, S..; FERREIRA, A.C.; DE PAULA, E.F.; SANTANA, F.C.M.; COURA, F.C.F.; PEREIRA, P.S.; STORMOWSKI, V. (Orgs.). A Licenciatura em Matemática no Brasil em 2019: análises dos projetos dos cursos que se adequaram à Resolução CNE/CP 02/2015. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2021. p. 339-383.
DE PAULA, E.F. et al. Panorama das Licenciaturas em Matemática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia- IFs - nas Regiões Sul e Sudeste: adequação à Resolução CNE-CP 02/2015. In: ZAIDAN, S..; FERREIRA, A.C.; DE PAULA, E.F.; SANTANA, F.C.M.; COURA, F.C.F.; PEREIRA, P.S.; STORMOWSKI, V. (Orgs.). A Licenciatura em Matemática no Brasil em 2019: análises dos projetos dos cursos que se adequaram à Resolução CNE/CP 02/2015. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2021. p. 339-383.
DUKE, N.K.; BECK, S.W. Research news and comment: Education should consider alternative formats for the dissertation. Educational Researcher, v.28, n. 3, p. 31-36, 1999. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X028003031
FERREIRA, C. M. Educação Financeira: BNCC, os livros didáticos do Ensino Fundamental e o papel do professor. 2021. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Guarulhos, 2021. DOI: https://doi.org/10.46420/9786581460105cap7
FERREIRA, C.M.; PAULA, E. F. A Educação Financeira nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v.9, n.1, 2025a. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45522.
FERREIRA, C.M.; DE PAULA, E.F.. Guia orientador para os Núcleos Docentes Estruturantes: elementos potencializadores para educação financeira no contexto dos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em matemática. Produto educacional. São Paulo (SP): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 25 abr. 2025b. 24 p. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000555. Acesso em: 8 ago. 2025.
FIORENINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
KISTEMANN JÚNIOR, M.A., COUTINHO, C.Q.S.; FIGUEIREDO, A.C. Cenários e desafios da educação financeira com a Base Curricular Comum Nacional (BNCC): professor, livro didático e formação. EM TEIA-Revista de Educação Matemática e Tecnológico Iberoamericana. vol. 11, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/243981 Acesso em: 10 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.243981
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caroline de Melo Ferreira, Enio Freire de Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.












