Sistema para Controle de uma Antena Receptora de Satélite
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.240-260pResumo
Dentre as muitas atribuições de um engenheiro, o controle de sistemas é uma tarefa primordial para o sucesso de um negócio. Esse gerenciamento é fundamental para garantir o controle da produção, reduzir custos, evitar prejuízos e visar lucros. No entanto, gerenciar sistemas de controle é um desafio que pode consumir muito tempo do gestor, inviabilizando outras ações de extrema importância para a produtividade e o crescimento da empresa. Para facilitar esse trabalho, o mercado tem desenvolvido e aperfeiçoado softwares que possibilitam esse controle de forma mais simples e funcional. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo utilizar fundamentos de sistemas de controle para ajustar a posição desejada de uma antena receptora de satélite a fim de almejar o bom funcionamento e otimização do serviço prestado. Para isso, também foram inseridos controladores com ações independentes no sistema: dos tipos proporcional (P), proporcional-integral (PI), proporcional-derivativo (PD) e proporcional-integral-derivativo (PID), apresentando os resultados obtidos a partir do desempenho do sistema para cada um dos casos, com suas respectivas discussões e conclusões. A partir dos cálculos efetuados e da simulação da planta, observou-se que é possível manter a posição da antena do satélite adotando-se os princípios de sistemas de controle. Esta pesquisa se limita aos conceitos de sistemas de controle a partir de um modelo adotado. Assim, verifica-se que este trabalho é muito útil para empresas que possuem esse tipo de produto/equipamento e necessitam de estratégias para controle de posição. Além disso, com a melhoria do controle de sistemas em indústrias, consequentemente, acarreta benefícios para toda a sociedade, impactando de forma produtiva nesse setor econômico. Portanto, este trabalho se diferencia pela amplitude matemática e computacional diante do problema de sistema de controle, apresentando o processo de maneira detalhada. Em virtude do que foi mencionado, verifica-se que os resultados encontrados apontaram as divergências entre os diversos tipos de controladores utilizados no sistema em malha fechada, o qual é bem mais eficiente do que em malha aberta.Palavras-chave: Desempenho. Função de Transferência. Sistema de Controle.Downloads
Métricas
Referências
BEGA, E. A. Instrumentação industrial. 2 ed. Rio de Janeiro: Inter ciência, 2016.
BINGHAM, J.; DAVIES, G. W. P. E.Manual de análise de sistemas. Rio de Janeiro:Inter ciência, 2007.
CHAPMAN, S. J. Programação em MATLAB para engenheiros. São Paulo: Thomson, 2013.
FIALHO, A. B. Instrumentação industrial: conceitos, aplicações e análises. 6. ed. São Paulo: Érica, 2018.
LEONARDI, F. Controle Essencial. 1 ed. Pearson Editora, 2010.
MARMET, P. Acta Scientiarum 22. 2000. 1269 p.
MATHWORKS. MATLAB. Disponível em: https://www.mathworks.com/products/matlab.html. Acesso em: 15 jul. 2019.
NISE, Norman S. Engenharia de sistemas de controle. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
OGATA, K. Engenharia de Controle Moderno. 4 ed. Pearson Editora, 2011.
TRIVELATO, G. C. Comparação de Ambientes de Modelagem e Simulação. São José dos Campos:INPE, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Flávia Gonçalves Fernandes, Marcos Napoleão Rabelo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.