A construção da argumentação por meio do gênero textual resenha crítica no ensino médio integrado: um estudo dos materiais norteadores

Autores

  • Marlice Vera Wolff Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Rivadavia Porto Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.261-275p

Resumo

Neste artigo analisamos o contexto de ensino do processo de construção da argumentação por meio do gênero textual resenha crítica. A problemática se estabelece em torno do seguinte questionamento: o livro didático e o Projeto Pedagógico do Curso - PPC intencionam ou não ao desenvolvimento da argumentação quando abordam o gênero textual resenha crítica? O nosso corpus de pesquisa está constituído por livros didáticos disponibilizados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação por intermédio do PNLD - Programa Nacional do Livro e do Material Didático, utilizados por docentes de Língua Portuguesa no 2º e 3º anos do Curso de Informática integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Paraíso do Tocantins e o Projeto Pedagógico de Curso do curso em questão. A análise se deu mediante o emprego de uma metodologia de pesquisa documental descritiva e dedutiva. O artigo tem como fundamentação teórica e metodológica os aportes das Ciências da Linguagem oriundos dos estudos de Abreu-Tardelli (2004), Lousada e Machado (2004), Marcuschi (2010), Motta–Roth (2010), Bakhtin (2011), (2016), Koch (2018) e entre outros que subsidiam a pesquisa e a produção didático-pedagógica no domínio do ensino-aprendizagem da textualidade, isto é, a escrita argumentativa. Os documentos balizadores da educação brasileira, DCNEM - Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, BNCC – Base Nacional Comum Curricular e PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio também alicerçaram a pesquisa. Conclui-se com a pesquisa que há uma lacuna nos textos analisados no que se refere ao papel da linguagem escrita argumentativa.Palavras-chave: Gênero Textual. Linguagem e Argumentação. Livro Didático. Projeto Pedagógico de Curso. Resenha Crítica.

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Publicado

2020-01-06

Como Citar

WOLFF BARROS, Marlice Vera; PORTO CAVALCANTE, Rivadavia. A construção da argumentação por meio do gênero textual resenha crítica no ensino médio integrado: um estudo dos materiais norteadores. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 1, p. 261–275, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.261-275p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/388. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico