Situação de Estudo na formação continuada de professores em escolas do campo na região de Coaraci/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.214-227p

Palavras-chave:

Educação do campo. Ensino de Ciências. Turmas multisseriadas.

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se analisar as contribuições que a vivência de atividades da proposta de reorganização curricular denominada Situação de Estudo (SE) podem trazer para formação continuada de professores de escolas do campo na região de Coaraci/BA. Trata-se de uma pesquisa participante, norteada por uma abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos diretamente com os participantes por meio de questionários, análise do Projeto Político Pedagógico das Escolas do Campo de Coaraci/BA, realização de encontros de formação, um curso de formação continuada e entrevistas semiestruturadas. Os encontros e o curso de formação foram videogravados e as entrevistas foram audiogravadas e transcritas compondo o corpus de análise. Na análise das informações, tomou-se como referencial os passos da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Constatou-se nos critérios de seleção e escolha dos temas a serem trabalhados nas turmas multisseriadas das escolas do campo de Coaraci/BA, a necessidade de delimitação de temas que considerem a vivência dos estudantes. Houve rompimento com a definição de temas pela coordenação pedagógica das escolas do campo, caracterizando a potencialidade da SE, enquanto uma proposta que pode contribuir com a reconfiguração curricular das turmas multisseriadas, por considerar as situações de alta vivência dos alunos, bem como a construção coletiva e interdisciplinar. Por fim, se evidenciou a necessidade de considerar as situações de contradição social como um elemento importante para delimitação dos temas e situações que sirvam de ponto de partida para o ensino dos conteúdos programáticos.

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Biografia do Autor

Cristiano Lima dos Santos Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduC-UNEB, Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Licenciado em Pedagogia pela UESC. É integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC. Integra o Grupo de Pesquisa (Auto) biografia, Formação e História Oral, da Universidade do Estado da Bahia (Grafho/UNEB). Tem desenvolvido pesquisa na linha de Educação, práxis pedagógica e formação do educador com ênfase para prática docente em turmas multisseriadas. Atualmente é professor do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do município de São Francisco do Conde no Recôncavo baiano, atuando nas séries iniciais.

Neurivaldo José de Guzzi Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e tem experiência em química inorgânica, com ênfase em complexos de cobalto (cobaloximas). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e atua nas áreas de ensino de química com enfase em educação não formal e divulgação científica . Participa de atividades de extensão desde de 2004 atuando no Caminhão com Ciência (Ciência Móvel) e coordenando o projeto Cais ConsCiência. Atualmente ocupa o cargo de Pró-reitor de Extensão da UESC.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

LIMA DOS SANTOS ALMEIDA, Cristiano; DE GUZZI FILHO, Neurivaldo José. Situação de Estudo na formação continuada de professores em escolas do campo na região de Coaraci/BA. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 214–227, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.214-227p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/609. Acesso em: 19 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico